No Instagram

Jorge Mourato explica-se após polémica com personagem negra do filme de animação "Soul"

Jorge Mourato deu voz a uma personagem negra do filme de animação "Soul", o que causou polémica nas redes sociais.

Depois da estreia do filme de animação "Soul", várias foram as críticas que surgiram nas redes sociais devido ao facto de Jorge Mourato dar voz à personagem negra que, no original, ganha vida na voz de Jamie Foxx.

No programa online de Rui Unas, "Na Casa do Unas", o ator explicou que, se fosse agora, teria optado por recusar o trabalho. "Depois do que eu sei hoje, provavelmente, daria oportunidade a outras pessoas, neste caso a colegas meus negros que o fizessem também", afirmou Jorge Mourato, que assumiu que, quando aceitou o trabalho, não tinha a noção da importância do filme "Soul" para a cultura negra.

Jorge Mourato chegou mesmo a apelidar-se de um "racista em desconstrução", assumindo: "Sim, errei na resposta que dei e na forma como abordei a coisa."

Recorde-se que na terça-feira, no Instagram, Nuno Markl partilhou um longo texto no qual abordou, precisamente, esta questão. "Quando se fala de racismo sistémico, fala-se de percalços destes: não terá havido más intenções, mas o simbolismo de 'Soul', apesar de contar uma história universal sobre emoções que atravessam pessoas de todas as cores e culturas, é particularmente especial e devia ser celebrado cá como aconteceu nas versões dobradas de 'Soul' noutros países", considerou o radialista.

Assista, agora, à conversa de Jorge Mourato com Rui Unas, bem como ao trailer do filme "Soul".

Relacionados

Patrocinados