Aureliano Veloso, pai do músico Rui Veloso, morreu hoje aos 95 anos.
Aureliano Veloso foi o primeiro presidente a ser eleito para a Câmara do Porto, como independente pelo Partido Socialista (PS), nas primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril, tendo governado a cidade entre 1977 e 1979.
Nascido na freguesia de Folgosinho, em Gouveia, em 25 de fevereiro de 1924, Aureliano Capelo Pires Veloso, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1949.
Em 2011, foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto, tendo sido, ao longo da sua vida uma "figura de enorme relevo na vida cívica da cidade", lembra o líder da Distrital do Porto do PS, Manuel Pizarro, numa nota de pesar.
"O seu irrepreensível percurso profissional e político tornam-no credor da admiração de todos os portuenses", afirma Manuel Pizarro, adiantando que "o Porto não o esquecerá".
Após o conhecimento da notícia da morte do político, a Assembleia Municipal do Porto fez hoje um minuto de silêncio pela morte de Aureliano Veloso e a Câmara do Porto decretou dois dias de luto municipal.
As cerimónias fúnebres de Aureliano Veloso realizam-se esta quinta-feira, às 16:30, no Tanatório de Matosinhos.