Rui Veloso está de luto

O músico Rui Veloso está de luto pela morte do pai, Aureliano Veloso.

Rui Veloso
Rui Veloso

Aureliano Veloso, pai do músico Rui Veloso, morreu hoje aos 95 anos.

Aureliano Veloso foi o primeiro presidente a ser eleito para a Câmara do Porto, como independente pelo Partido Socialista (PS), nas primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril, tendo governado a cidade entre 1977 e 1979.

Nascido na freguesia de Folgosinho, em Gouveia, em 25 de fevereiro de 1924, Aureliano Capelo Pires Veloso, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1949.

Em 2011, foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto, tendo sido, ao longo da sua vida uma "figura de enorme relevo na vida cívica da cidade", lembra o líder da Distrital do Porto do PS, Manuel Pizarro, numa nota de pesar.

"O seu irrepreensível percurso profissional e político tornam-no credor da admiração de todos os portuenses", afirma Manuel Pizarro, adiantando que "o Porto não o esquecerá".

Após o conhecimento da notícia da morte do político, a Assembleia Municipal do Porto fez hoje um minuto de silêncio pela morte de Aureliano Veloso e a Câmara do Porto decretou dois dias de luto municipal.

As cerimónias fúnebres de Aureliano Veloso realizam-se esta quinta-feira, às 16:30, no Tanatório de Matosinhos.

Relacionados