São já 15 anos de casa, na estação que a viu crescer como atriz. Tinha apenas 18 anos quando se estreou na série “Super Pai” e, logo de seguida, saltou para o elenco principal da novela “Baía das Mulheres”, em 2004.
Na pele da rebelde Becas, participou na terceira e quarta temporadas da série juvenil “Morangos Com Açúcar”, na qual surpreendeu e divertiu os telespetadores.
Há, precisamente, 10 anos, “Fascínios” chegou ao pequeno ecrã, com Sara Prata no papel de Leonor Brandão. Sendo uma das protagonistas na história, que se desenrolou, inicialmente, em Goa (Índia), a atriz formou um triângulo amoroso com os atores José Fidalgo e Nuno Janeiro.
Em “Flor do Mar”, no ar em 2009, vestiu a pele de Diana, ao lado dos atores Pedro Teixeira, Pedro Caeiro, Rogério Samora e Nuno Homem de Sá.
Desde 2010 até 2013, a atriz integrou os elencos de “Espírito Indomável”, “Louco Amor” e “Belmonte”, sempre com papéis de destaque. No papel de Susana, Patrícia e Íris, respetivamente, a ex-concorrente do "MasterChef Celebridades" e do "Dança Com as Estrelas" prendeu o público ao ecrã.
Mais recentemente, em “A Única Mulher”, Sara Prata deu vida a Daniela, uma personagem ambiciosa e determinada.
A atriz participou, também, em grandes produções, como “Equador” ou “O Amor é um Sonho”, que foram exibidas em 2008 e 2011, respetivamente.
“Condição Humana" (nome provisório) é o atual projeto de Sara Prata, que, desta vez, contracena com o ator João Catarré.