TVI

Gonçalo Braga sempre disse que ia fazer "Morangos com Açúcar"... e acertou: eis a primeira entrevista ao ator!

Era fiel espectador de "Morangos com Açúcar" e acreditava que, um dia, iria lá estar. Esse dia chegou: Gonçalo Braga é um dos novos "moranguitos" e conta tudo à SELFIE.

Como estão a correr as gravações de "Morangos com Açúcar"?
Estão a correr super bem. A equipa é incrível! Adoro o Marco [Medeiros, diretor de atores], adoro o Chico [Francisco Antunez, realizador e diretor de projeto]... Acho que os ensaios serviram para criarmos toda esta afinidade e esta família, o que vai ser muito importante nos próximos quatro, cinco meses de rodagens. Para muitos, este é o primeiro trabalho com grande exposição e é muito importante termos todos a mesma linguagem, para ser mais fácil de sermos dirigidos.

E esse foi um processo natural?
Foi. Foram quatro semanas de ensaios e acho que foi incrível. Eu já adorava o Marco e trabalhar com ele sempre foi uma coisa que queria fazer. Para mim, este é um projeto muito especial. Eu via os "Morangos" quando era miúdo e agora estar a fazer parte disto...

Quantos anos tem?
Tenho 22, mas acompanhei desde a primeira temporada. Eu ia a correr da piscina para casa para ver "Morangos com Açúcar"!

E, nessa altura, imaginava-se a estar aqui hoje?
Imaginava, imaginava, porque eu dizia que, um dia, ia fazer os "Morangos". Mas, quando a série acabou, pensei: "Pronto, já fui..." [risos].

E como é que cai aqui?
Eu estudei na Escola Profissional de Teatro de Cascais. Aliás, a maior parte dos atores estuda teatro, o que acho que é muito importante. É muito especial esta coisa de estarem a dar oportunidade a jovens atores e com formação. É muito importante para nós, porque este é um meio difícil. É um meio em que temos de lutar todos os dias para conseguir sagrar. E acho que é uma grande oportunidade que a Prime Video e a TVI nos estão a dar.

"Morangos com Açúcar" sempre retratou assuntos muito importantes para o público-alvo. Isso também vai acontecer neste regresso?
Vai, sim. O que vai acontecer é surpresa, mas vai!

E isso é importante.
Está atualizado à nova geração. Teve-se esse cuidado, porque é uma nova geração e são pessoas diferentes do que as que eram há dez anos. Por isso, acho que as pessoas vão conseguir identificar-se, que é o que é importante num projeto. Nós, quando gostamos de um filme ou de uma série, identificamos-nos sempre com alguma coisa. E isso acontece nestes "Morangos".

Quando recebeu o "sim"?
O "sim" foi dado duas semanas depois de eu ter feito o casting. Estava na cama, a dormir, descansado... De repente, recebi uma chamada da minha agente e já sabia que vinha aí alguma coisa [risos].

Pensou logo em "Morangos com Açúcar"?
Pensei, porque tinha sido o último casting que tinha feito. Quando a minha agente me disse "Estou a ligar-te para te dizer que passaste", eu disse-lhe logo: "Estás a gozar?!" [risos]. Fiquei super feliz. Acho que está a ser uma grande experiência.

A quem contou logo?
Contei à pessoa que mora comigo, que também é atriz, a Maria Gomes Andrade. É uma das pessoas mais especiais na minha vida e também é uma grande atriz.

Já tinha feito alguma coisa em televisão?
Fiz uma série que ainda não saiu e nem sei se algum dia vai sair [risos]. Também já fiz teatro e cinema.

Em televisão, também fez uma participação em "Inspetor Max", certo?
Sim, em 2016. Ainda não tinha estudado para ser ator, mas já sabia que queria ser ator. Aquela participação surgiu e eu fiquei super mega feliz.

Por muito pequena que a participação tenha sido, alimentou a ideia de querer seguir esta área.
Claro. Eu desde miúdo que quis ser ator. Aos 17 anos, decidi que ia parar de estudar, porque não tinha condições. A minha família não podia dar-me condições para vir para Lisboa.

É de onde?
Eu sou de Braga. Naquela altura, decidi deixar a escola e fui trabalhar, para ganhar o meu dinheiro e vir estudar para a Escola Profissional de Teatro de Cascais.

Quando veio para Lisboa?
Em setembro de 2018, já eu tinha algum dinheiro para me poder sustentar.

Os primeiros tempos foram fáceis?
Foram incríveis. A melhor coisa que fiz na minha vida foi ter ido para a Escola Profissional de Teatro de Cascais. Foi como viver um sonho.

E a família com orgulho que a sua decisão se tenha revelado a certa.
Com muito orgulho. Deu certo, dizem eles. O meu pai, infelizmente, já não está cá, mas sempre foi uma pessoa que me apoiou em todos os meus sonhos e em tudo aquilo que eu queria. E a minha mãe igualmente.

Veja, agora, nas galerias que preparámos para si, as melhores imagens dos novos "moranguitos".

Relacionados

Patrocinados