Internacional

Rainha Isabel II: filhos de Meghan Markle e do príncipe Harry passam a ser príncipes, após a morte da monarca

Depois do falecimento da rainha Isabel II, na passada quinta-feira, dia 8, os filhos do príncipe Harry e Meghan Markle - Archie e Lilibet - vão ganhar o título de Sua Alteza Real.

Com a morte da rainha Isabel II, a linha de sucessão ao trono sofreu alterações. Para além do filho mais velho da monarca, Carlos, assumir o trono - sendo, agora, Carlos III - e do príncipe William e de Kate Middleton ganharem novos títulos, os filhos do príncipe Harry e de Meghan Markle passam a ser príncipes, de acordo com o site do Daily Mail.

O mesmo site recorda a polémica que envolveu Meghan Markle, que, numa entrevista concedida a Oprah Winfrey, afirmou que o filho, Archie, não tinha recebido o título de príncipe, devido às preocupações da família real sobre o "quão escura" poderia ser a pele da criança.

No entanto, o Daily Mail sublinha que Archie, de três anos, e Lilibet, de um, não tinham, até agora, os títulos, pois o protocolo (estabelecido numa carta emitida pelo Rei George VI em novembro de 1917) não determina que tivessem de ser príncipes. Daí que não tenham ganhado o título de forma natural. Além disso, a rainha Isabel II não lhes tinha atribuído esse título.

Segundo o protocolo, os bisnetos do monarca não são príncipes, mas há uma exceção: o filho mais velho do neto mais velho do Rei (isto é, o bisneto que é o primeiro filho do sucessor ao trono). Neste caso, seria George, primeiro filho do príncipe William. Já Charlotte e Louis - os outros filhos dos duques de Cambridge - ganharam o título, depois de a rainha Isabel II ter emitido um documento legal.

Relacionados

Patrocinados