Após Meghan Markle e o príncipe Harry terem sido alvo de duras críticas por terem viajado num jato privado, considerado uma opção pouco ecológica e que contraria os valores defendidos, publicamente, pelos duques de Sussex.
Agora, o filho mais novo da falecida princesa Diana resolveu explicar o porquê de viajarem desta forma.
O duque de Sussex confessou, numa conferência da Travalyst, em Amesterdão, à qual chegou num vôo comercial, que "não existe a simbiose necessária." "Não sou um especialista em turismo ou em negócios, mas através das minhas viagens observei que existe uma relação única entre a sociedade e o meio ambiente e notei algo alarmante: não existe a simbiose necessária", explicou o duque que defende que há que encontrar o equilíbrio entre a sustentabilidade do planeta e as atividades das pessoas.
O príncipe Harry acredita que "não é possível fazer tudo, mas pode-se fazer melhor" e, numa alusão à polémica recente, recordou que "ninguém é perfeito", assegurando que 90% dos vôos que apanha são comerciais.
Mesmo assim, esclareceu que, em algumas ocasiões, opta por viajar de outra forma para "garantir a segurança" da sua família.
Em breve, os duques de Sussex e o pequeno Archie irão viajar para África, onde está previsto que passem por alguns países como o Malawi, Botswana, Angola e África do Sul, pelo que a curiosidade em relação ao meio de transporte tem aumentado.
Recorde-se que, já na altura das críticas, Elton John resolveu defender os amigos, confessando estar "profundamente angustiado" com a repercussão deste episódio e revelou ter sido ele a oferecer o avião aos duques de Sussex para que o casal real pudesse desfrutar de maior privacidade nas férias privadas.
Veja, agora, as declarações do príncipe Harry.