Nacional

É preciso esperar pelos 18 anos para fazer cirurgia estética das mamas? Dr. Ângelo Rebelo esclarece tudo!

A cirurgia estética das mamas em jovens é uma cirurgia bastante procurada, embora seja muito controversa a sua indicação por causa da idade das jovens.

Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética / OM 23005 / Clínica Milénio - Registo na ERS 17427/2019 & Certidão de Registo ERS E102204
  • 30 out 2023, 11:51
Ângelo Rebelo
Ângelo Rebelo

Muita gente, incluindo médicos e especialistas, discordam da realização desta cirurgia, sem razão nem fundamento, na minha opinião e longa experiência profissional.

São várias as causas que levam uma jovem a procurar esta cirurgia estética. Porque as mamas são pequenas de mais, porque não têm uma forma bonita, porque são descaídas, porque são grandes demais. A maioria é de causa genética.

São várias as causas que levam uma jovem a procurar esta cirurgia estética.

Mamas pequenas, que não crescem mais, é a situação que mais procura ajuda, pelo desgosto, falta de autoestima e de confiança que causa.

Mamas grandes causam outros problemas além do estético, com sobrecarga sobre a coluna e ombros, com repercussões sobre a saúde, mais tarde ou mais cedo, com problemas de socialização e causa de grandes complexos e alterações da vida habitual. A sua causa pode ser genética, hormonal ou por excesso de peso, podendo o desenvolvimento anormal surgir mesmo muito cedo.

Todos estes casos precisam de ajuda e estas mulheres devem ser ajudadas para ultrapassarem essa fase negativa da sua vida.

Mamas descaídas, com excesso de pele, tipo "sacos de café", "desarrumadas", podem surgir após perdas de peso.

Há uma situação relativamente frequente em jovens que é a mama tuberosa, tem uma forma estranha pelo tamanho exagerado das auréolas e são de tamanho pequeno, habitualmente.  

Todos estes casos precisam de ajuda e estas mulheres devem ser ajudadas para ultrapassarem essa fase negativa da sua vida.

Uma jovem com mamas que "não são normais" vive mal consigo própria.

Não há uma idade pré-definida para poder ser operada, na minha opinião e experiência, podendo ser realizada a cirurgia assim que o seu desenvolvimento final e maturação estejam atingidos. Não tem que se esperar pelos 18 anos (porque não 16 ou 19?) como alguns defendem por ser quando se atinge a maioridade. Mas a maioridade de 18 é civil, não biológica. Uma jovem com mamas que "não são normais" vive mal consigo própria e tem repercussões negativas em tudo à sua volta.

As técnicas cirúrgicas para cirurgias de mama em jovens - aumentar, reduzir, levantar e arrumar… - são realizadas por mim com anestesias locais e sem internamento, mantendo a sensibilidade dos mamilos e a possibilidade de dar de mamar no futuro, sem qualquer problema. O importante é ter uma consulta com um especialista experiente neste tipo de cirurgias, ter uma indicação real e formal para a fazer, ou seja, um diagnóstico correto e uma proposta cirúrgica adequada, honesta, sendo dadas todas as informações e pedidos exames previamente.

Dr. Ângelo Rebelo
Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética / OM 23005 / Clínica Milénio - Registo na ERS 17427/2019 & Certidão de Registo ERS E102204

Patrocinados