TVI

Matilde Breyner fala sobre o parto: "Agarrei a minha filha automaticamente"

A atriz Matilde Breyner revelou que tem uma manta com "o cheiro" da filha, Zoe, além de fotografias do parto captadas pelo ator Tiago Felizardo.

Matilde Breyner fez uma emotiva e sincera descrição sobre a interrupção de gravidez que fez, na sequência de um diagnóstico à bebé, Zoe, fruto da relação com Tiago Felizardo. Foi em entrevista a Manuel Luís Goucha, transmitida, esta quinta-feira, dia 10, pela TVI, que a atriz falou abertamente sobre o assunto.

"Entre a amniocentese e o internamento, tivemos uma semana para nos prepararmos. Falámos com uma psicóloga, que também é doula, e ela explicou-nos tudo sobre o parto e o que ia acontecer. Ela disse-me tudo sobre como o meu corpo iria reagir e foi exatamente como ela me descreveu. Depois, ela aconselhou-nos uma maneira sobre como viver aquele dia. E nós fizemos tudo o que ela nos disse", contou Matilde Breyner.

De seguida, revelou alguns conselhos recebidos por essa profissional. "Ela aconselhou a enfrentarmos tudo. Porque eu tinha dito ao médico: 'Por amor de Deus, ponham-me a dormir. Eu quero acordar e sair daqui.' E ele disse-me: 'Não, não, você vai estar acordada e bem acordada'. A psicóloga disse-me: 'Matilde, é isso que vai salvá-la'. E foi", constatou.

A atriz contou, então, como tudo aconteceu no momento do parto. "Eu estava acordada, a sentir tudo. Tive as dores normais de um parto. Tive um parto. Epidural, contrações, tudo e mais alguma coisa... Senti-a a nascer, agarrei-a automaticamente... Foi isso que a psicóloga nos disse: 'Mais vale vocês enfrentarem tudo naquele dia do que depois virem a arrepender-se'", relatou.

Aliás, a psicóloga em questão sugeriu mesmo a Matilde Breyner e Tiago Felizardo que eternizassem o momento em fotografias. "Fotografias?! Eu não vou conseguir!", disse-lhe, então, a atriz. Mas, de facto, tal aconteceu. "O Tiago tirou imensas fotografias. Já as vi depois disso, mas não é uma coisa que vá recorrentemente ver, porque ainda tenho a imagem muito presente em mim. Mas conforta-me muito saber que, um dia, quando quiser ver, vou ao telemóvel e vejo", admitiu.

Matilde Breyner revelou, ainda, outra sugestão dada pela profissional. "Ela disse: 'Levem uma manta para a maternidade e embrulhem-na nessa manta. Depois, trazem a manta para casa'. Porque vir para casa sem nada é terrível, não é? E eu sabia que queria trazer alguma coisa", disse a atriz, afirmando que tem "essa manta em casa", com "o cheiro" da filha.

Depois da interrupção da gravidez, a atriz "só queria chegar a casa". "Cheguei, olhei para as coisas dela, com ela muito presente na minha cabeça, e foi lindo... Tenho as coisas dela. Todos os dias olho para elas, porque estão no meu armário", contou.

Veja, agora, os vídeos da entrevista concedida por Matilde Breyner no programa "Goucha".

Relacionados

Patrocinados