RTP

Festival Eurovisão da Canção: Ucrânia vence e Portugal, com Maro, alcança o nono lugar

A Ucrânia venceu no passado sábado, dia 14, o 66.º Festival Eurovisão da Canção, realizado em Turim, Itália, tendo a representação portuguesa, a cargo de Maro, ficado em nono lugar.

Com Lusa
Maro
Maro

A vitória da Ucrânia, a terceira na Eurovisão, com "Stefania", pela Kalush Orchestra, deveu-se, essencialmente, à votação popular, não tendo o Reino Unido, que venceu na votação dos júris nacionais, conseguido ultrapassar os 631 votos da Ucrânia, 439 deles dados pela votação popular.

No 66.º Festival Eurovisão da Canção, juntos os votos dos júris nacionais e a votação popular, o Reino Unido ficou em segundo lugar e a Espanha em terceiro.

Portugal alcançou o nono lugar, uma posição que já tinha obtido em duas outras competições, depois de conseguir um quinto lugar, quando contabilizada apenas a votação dos júris nacionais.

A canção "Saudade, Saudade", por Maro, não obteve nessa votação a pontuação máxima, mas vários países deram 10 pontos a Portugal. Um deles foi a Ucrânia.

Dos 40 júris nacionais, votaram na canção portuguesa 29 países, tendo, então, Portugal obtido 171 pontos. O Reino Unido, que estava só com essa pontuação em primeiro lugar, obtivera 283 pontos.

Na votação popular, Portugal conseguiu, apenas, 36 pontos.

Veja, agora, a participação de Portugal no 66.º Festival Eurovisão da Canção.

Relacionados

Patrocinados