Conta-me

Mário Ferreira é o primeiro português a ir ao Espaço... e vai levar um objeto de Manuel Luís Goucha!

O Presidente do Conselho de Administração do Grupo Media Capital, Mário Ferreira, teve uma conversa descontraída com Manuel Luís Goucha, sobre a viagem espacial, na qual vai embarcar já na próxima semana.

Mário Ferreira prepara-se para fazer história, na próxima semana, ao ser o primeiro português a embarcar numa viagem ao Espaço. Sendo assim, o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Media Capital irá integrar a tripulação da nave New Shepard, da empresa Blue Origin.

"Para aqueles que apostaram que eu ia, podem cobrar, porque, para a semana, eu vou", começou por assegurar Mário Ferreira, em tom de brincadeira, respondendo, assim, àqueles que julgaram que esta viagem espacial não passava, apenas, de "uma jogada de marketing".

Para ser um dos tripulantes desta viagem, Mário Ferreira submeteu-se a uma série de exames e até tem praticado exercício físico: "Tenho andado a treinar, nos últimos meses, estou a perder peso, estou a perder volume. Esse volume saiu, mas o músculo cresceu. O peso não está a sair como gostaria. Tenho cinco quilos para perder. É difícil."

"Não gosto de correr riscos. Só vou, porque acredito na tecnologia. O que vai acontecer já foi testado. Esta será a sexta missão bem-sucedida que esta nave tem. Vamos fazer testes, dentro da cápsula, em breve. O conceito de medo normalmente tem a ver com aquilo que desconhecemos", garantiu, também.

Mário Ferreira reconhece, contudo, que esta aventura espacial é a "coisa mais arriscada" que já fez, na vida: "Estudo muito aquilo em que me envolvo. Dá-me segurança. Não sou inconsciente. Tenho noção de que isto será a coisa mais arriscada que fiz na minha vida. Vou estar sentado e deitado em cima de um míssil. Esse míssil vai ser disparado. Vou ser largado, várias vezes, à velocidade do som, mais rápido do que uma bala, o que envolve alguns riscos. Contudo, é a sexta missão. Não tenho medo, mas tenho consciência de que é um desafio. Não é fácil, mas é um risco calculado."

O empresário, de 54 anos, ainda desafiou Manuel Luís Goucha para que o apresentador lhe desse um objeto que lhe pertencesse, para levar, na viagem. "Vou levar algo seu que vai ao Espaço e volta", afirmou. "Tenho, em prata, um coração em filigrana. Faço-lhe chegar, para levar ao Espaço o coração de Viana [do Castelo]", respondeu, por sua vez, o entrevistador.

De seguida, Manuel Luís Goucha fez questão de frisar que esta é, aliás, uma peça com um significado bastante especial para Mário Ferreira, já que cada uma das madrinhas dos navios da Douro Azul, que pertencem ao empresário, usaram colares com o coração de Viana, em filigrana.

Veja, agora, na íntegra, a entrevista concedida por Mário Ferreira ao programa "Conta-me".

Relacionados

Patrocinados