Festa é Festa

Filha recém-nascida de Maria Sampaio é mais parecida com o pai ou com a mãe? A atriz esclarece!

A atriz e cantora Maria Sampaio concedeu uma entrevista exclusiva à SELFIE, na qual falou sobre as parecenças entre a filha recém-nascida, Cálu, e os pais.

Um trabalho de equipa. É assim que se pode definir a forma como Maria Sampaio e Gonçalo Cabral têm dividido as tarefas, nos dias após o nascimento da primeira filha do casal, Caetana Luís - ou Cálu.

Aliás, numa entrevista exclusiva, concedida à SELFIE, a artista comparou o trabalho dos recém-papás a uma rotina fabril: "A Cálu é super calma, nada chorona. Basicamente, ela gosta mais de dormir de dia do que de noite. Mas ela não chora durante a noite. Tem-nos deixado dormir e bem, até. Mesmo assim, no início, eu não conseguia dormir bem não só por tudo o que estava a acontecer, como, também, pela felicidade de ter uma bebé ao nosso colo e de só nos apetecer ficar a olhar para ela… Mas, agora, já consigo dormir melhor durante o dia. Eu e o Gonçalo já estamos a entrar no ritmo. Como se fossemos uma fábrica. Já sabemos mais ou menos quanto tempo demoramos a mudar a fralda, já sabemos mais ou menos como é com o banho..."

De facto, Gonçalo Cabral tem sido um importante apoio para Maria Sampaio. "O Gonçalo, felizmente, é muito presente. Muda as fraldas, dá o banho… Enquanto eu dou de mamar, ele faz tudo o resto", elogiou.

Mas a "cara-metade" da atriz e cantora não tem sido o único apoio. Maria Sampaio conta, igualmente, com o auxílio de uma baby planner: "Tem sido incrível! Em muitos países, como a Holanda, a Alemanha e a Inglaterra, há enfermeiros que acompanham durante os primeiros dez dias e, em Portugal, segundo o que percebi, há muitos postos médicos e muitas unidades familiares que têm esses serviços. Mas a baby planner tem sido uma ajuda incrível. A baby planner acompanha-nos desde o início e ajudou-nos muito em tudo. Porque, por muito que queiramos ser pais, há coisas que nós desconhecemos. Então, ajudou-nos muito e em tudo: desde como mudar uma fralda até às compressas que devemos usar em cada momento... Tirou-nos dúvidas sobre como desinfetar o umbigo, qual a temperatura ideal da água… Nomeadamente na amamentação, contei com a ajuda da Cláudia, da Mom Baby Care, que tem sido uma ajuda incrível… Além disso, ela ensinou-nos como dar o primeiro banho, como cuidar da higiene da bebé, veio fazer o teste do pezinho… É uma profissional de saúde e sabe bem o que se deve ou não fazer."

Ao partilhar, nas redes sociais, este tipo de ajuda no pós-parto, Maria Sampaio tem recebido muitas mensagens de seguidoras que lamentam não terem tido um adequado acompanhamento nessa fase: "Há falta de médicos de família em vários postos de saúde", começou por comentar a intérprete de "Coisas do Amor". "O que acontece é que, quando uma pessoa muda de residência, ou, simplesmente, há médicos mais antigos que se reformam e, depois, tenta-se encaixar novos médicos e não há vagas, surge esse problema [de falta de um médico de família]… Embora, segundo o que percebi, se uma pessoa vive no Porto e se muda para Lisboa, o que pode acontecer é não ter logo médico de família, mas, se se inscrever no respetivo posto médico, perde o médico de família que tinha no Porto, mas garante uma ajuda especializada para a mãe e para o bebé. Há sempre uma solução, para a mãe e para o bebé, mesmo sem ser o médico de família. E também pode não ser sempre o mesmo médico."

"Em relação ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), só tenho a agradecer e só tenho boas coisas a dizer. Decidi ser mãe na Maternidade Alfredo da Costa e sei que, se acontecer alguma coisa, é lá que vamos parar. Há muita coisa que funciona na perfeição, embora haja alguma falta de médicos", acrescentou.

A rede familiar é igualmente essencial nestes primeiros dias da Cálu. Aliás, os momentos em que Maria Sampaio apresentou a recém-nascida à família foram especialmente emotivos: "Estou emocionada e vou ficar assim durante muito tempo. Há uma coisa que se chama baby blues - dizem que as mães ficam assim durante seis semanas. Muito emotivas. Muito choronas. Ou seja, as hormonas da gravidez não terminam com o parto. Portanto, chorar faz parte. Então, tenho chorado imenso. Quando a Cálu conheceu a minha sogra. Quando conheceu os meus pais, que já têm 80 anos..."

Maria Sampaio confessa que estas tanto são lágrimas de alegria, como, também, de algum receio: "Acordo, durante o dia, e choro. É de alegria. E de medos, também, às vezes. Porque, agora, temos uma vida pequenina que temos de proteger… E com tudo o que se anda a passar no mundo, e a guerra… E também temos aquela insegurança sobre se vamos ter qualidade financeira e emocional para a criar. Choro de amor, sobretudo. Até sermos pais, não sabemos bem o que é o amor. E, agora, olho para a minha mãe, para a minha sogra e para as minhas irmãs - que também já têm filhos - de uma outra forma. Não sei explicar. Estou bastante emotiva."

E com quem é que Cálu se parece mais: com o pai ou com a mãe? De acordo com Maria Sampaio, as opiniões dividem-se: "Os amigos e os familiares dão bitaites diferentes. Acho que, desde a ecografia 3D, ela é a cara do pai… Também já me tinham dito isso: que os bebés, no início, são parecidos com os pais, para que estes se identifiquem com eles, já que nós ficámos, durante nove meses, com os bebés. Acho que ela é parecida com o pai, acho mesmo. Mas pronto: do nariz para cima, é o pai. Do nariz para baixo, é a mãe."

Nesta entrevista exclusiva, Maria Sampaio revelou, ainda, qual a maior lição que já aprendeu, desde que foi mãe.

Veja, agora, as primeiras imagens da filha recém-nascida de Maria Sampaio e Gonçalo Cabral, no vídeo.

Relacionados

Patrocinados