Autora de Ouro Verde faz o mítico Transiberiano Moscovo-Pequim

A novela "Ouro Verde" ainda está no ar, mas a autora, Maria João Costa, está, finalmente, a desfrutar de umas merecidas férias. A Selfie vai acompanhar toda a viagem.

"Apanharam-me de telefone na mão", confessou Maria João, quando a contactámos pela primeira vez para podermos acompanhar esta viagem, o mítico Transiberiano Moscovo-Pequim, de comboio.

"Depois, ainda continuo mais uns dias pela China: Montanhas de Guilin, Hong Kong e Macau, mas a parte emblemática é o comboio. É uma daquelas jornadas que todos os viajantes gostam de fazer. Vou parar em vários lugares giros porque passamos pela Sibéria, Mongólia, e, depois, China. São duas semanas o comboio", começou por explicar.

Moscovo é a primeira etapa da viagem, na qual se faz acompanhar pelo amigo Diamantino Martins, que descreve como "um grande viajante", que já passou por 130 países".

"Foi ele quem me lançou o desafio desta viagem. Marquei-a quando comecei a escrever o 'Ouro Verde', tem um ano já. Porque, depois, não se arranjam lugares. E avisei logo na Plural que ia estar fora 3 semanas", recordou.

"Adoro viajar e faço-o sempre que posso. Os meus anos de Brasil foram muito produtivos nesse campo. Já o último ano, em que estive praticamente fechada a escrever a novela, não foi o melhor no que toca a viagens. Preciso, agora, de equilibrar isso. Esta viagem de mais de 9 mil quilómetros pareceu-me uma boa forma de compensar as viagens perdidas! E este é o tipo de viagem para o qual não é fácil arranjar companhia. Logo, não podia deixar de vir, se não queria ir sozinha", sublinhou a autora, que nos enviou diversas fotografias da viagem, que ainda vai no início.

Relacionados