TVI

Maria Cerqueira Gomes confessa: "Não sei explicar, é uma noite que faz parte de mim"

A apresentadora Maria Cerqueira Gomes abriu o coração, em conversa com a SELFIE, sobre a mítica noite de São João.

A SELFIE esteve à conversa com Maria Cerqueira Gomes, minutos antes de a apresentadora embarcar num passeio pelo rio Douro que proporcionou, a várias caras da TVI, uma noite de São João inesquecível, no Porto.

Para a apresentadora, não há palavras para explicar esta festa. "É de todos e é a festa mais democrática da nossa cidade", começou por nos dizer.

Sobre o facto de ser a estreia, para muitos, na mítica noite da cidade nortenha, Maria Cerqueira Gomes declarou: "Já viram? Um país tão pequenino e há pessoas de Lisboa que nunca vieram ao São João. Espero, acima de tudo, que percebam o encanto. O fogo de artifício...".

Antes de se mudar para a TVI, a apresentadora era um dos principais rostos do Porto Canal e a nortenha fez questão de recordar as noites de São João que viveu, nesses tempos.

"Em 12 anos de Porto Canal, acho que só não trabalhei um, na noite de São João. Fazia, sempre, o direto e era das noites mais vistas. É uma festa muito gira e com muitas tradições. É para todas as idades, para todas as classes sociais, toda a gente faz o mesmo. Varia, provavelmente, o bairro e o sítio da cidade, mas é a mesma coisa: comer sardinhas na rua, com pimento e o alho-porro, os martelinhos, em festa, em família", frisou.

Já sobre o regresso das celebrações, que estiveram suspensas devido à pandemia Covid-19, Maria Cerqueira Gomes admitiu: "Tínhamos muitas saudades. Há muita coisa a acontecer nesta noite. Acho engraçado as pessoas perceberem, porque há muitas tradições envolvidas."

Por fim, a mãe de Francisca Cerqueira Gomes recuou no tempo e recordou o que fazia, antigamente, nesta noite de festa.

"Das coisas que mais me lembro é acabar sempre a noite, de madrugada, já era de dia, na Praia do Homem do Leme. Já era tradição, fazíamos isto tudo a pé, até à Foz. Depois, atravessar a Ponte de D. Luís, que abana por todos os lados. São centenas de pessoas, em cima da ponte, e as pessoas já bebidas... não sei explicar, é uma noite que faz parte de mim. Falo com muita propriedade, com muito orgulho e com muita vontade que as pessoas sintam, um bocadinho, aquilo que eu sinto", rematou.

Veja, agora, as imagens deste evento, na galeria de fotografias que preparámos para si!

Relacionados

Patrocinados