Entrevistas

Marcelo Rebelo de Sousa marca presença no MEO Rip Curl Pro Portugal e faz revelação caricata

A SELFIE esteve à conversa com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no último dia do MEO Rip Curl Pro Portugal 2023.

Terminou, esta terça-feira, dia 14, o MEO Rip Curl Pro Portugal 2023, na Praia de Supertubos, em Peniche, e a SELFIE assistiu de perto às emoções finais do evento, que foi vencido pelo surfista brasileiro João Chianca e pela norte-americana Caitlin Simmers, de apenas 17 anos.

Quem também fez questão de marcar presença na terceira etapa do circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WSL - World Surf League) foi o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"É um evento nacional, de projeção internacional. Bateu o recorde [de público presente na praia], este fim de semana. Infelizmente, só pude vir aqui agora, neste último dia. Mas bateu com mais de 50 mil pessoas presentes, na praia, o que é espetacular", começou por dizer o chefe de Estado aos jornalistas.

"Vêm especialistas de todo o mundo. Quem gosta de surf - já fiz, pessimamente, era melhor no bodyboard do que no surf [risos] - sabe que é para gente de todas as idades. É um grande cartaz nacional. Fala-se com qualquer americano e ele diz: 'Ai, as ondas de Peniche'. Fala-se com um australiano ou neozelandês e é a mesma coisa", continuou.

"Trata-se de um evento que tem muito impacto. Tudo o seja projetar Portugal, aumentar as receitas do turismo, projetar a marca de Portugal no mundo, é fundamental", rematou Marcelo Rebelo de Sousa.

Assim que chegou à Praia de Supertubos, o Presidente da República foi recebido pelo surfista português Frederico Morais, que foi eliminado numa das primeiras rondas do torneio.

"É sempre especial, já o tinha conhecido. Termos o Presidente aqui mostra que o surf está a fazer um bom trabalho e que a organização também. Espero que assim continue", revelou, em exclusivo à SELFIE, o desportista luso.

Frederico Teixeira, da organização do MEO Rip Curl Pro Portugal 2023, não escondeu o contentamento face ao sucesso de mais uma edição.

"Este evento tem vários pontos de interesse. O surf é, hoje em dia, um dos motores de comunicação para o turismo de Portugal, enquanto destino de eleição. Temos o surf e o golfe. Depois, do ponto de vista económico, é um evento que traz, não só a esta região, mas ao País, uma enorme fonte de receitas, numa altura um bocado híbrida de turismo. Ou seja, já passamos o inverno, mas ainda não chegámos à primavera, nem ao verão. Por fim, é, também, um fator de dinamismo local, que ajuda estas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. Prova disso é o desenvolvimento visível em Peniche, dedicado, sobretudo, ao surf", disse, em declarações ao nosso site.

"Neste momento, temos uma média de 120 mil pessoas a vir a Peniche. Este ano, penso que vamos ultrapassar esse valor, uma vez que, só no fim de semana, ultrapassámos a barreira das 100 mil pessoas. Pelo que soubemos, esta edição foi o evento, na história da WSL, com uma das maiores presenças de público na praia", continuou.

"Portugal tem ondas de excelência, tem bom tempo 200 dias, ou mais, por ano. Aliás, hoje temos pessoas na praia em biquíni e estamos em março. Quem está a ver isto são brasileiros, americanos e pessoas do norte da europa, zona em que, neste momento, ainda está muito frio. Isto é um cartão de visita inacreditável", terminou Frederico Teixeira.

Um dos principais patrocinadores do certame é a Corona. A SELFIE também esteve à conversa com José Sequeira, Business Unit Director do Grupo Nabeiro, que representa a marca de bebidas em Portugal.

"O facto de a Corona estar associada a este evento é, sobretudo, interessante porque se trata de uma marca de bem-estar. O nosso lema, 'This is living' (Isto é viver), revela isso mesmo. E, portanto, em todos estes espaços em que se pratica um desporto como o surf, ou seja, estar na praia, algo cool e chill, os valores da Corona e a imagem que quer transmitir estão muito presentes", começou por nos dizer.

"A Corona é patrocinadora do WSL (World Surf League) a nível mundial e esta é a única etapa da Europa. Obviamente, estamos aqui e fazemos questão de estar muito bem representados, para que, também, para o público português, possamos transmitir os valores da Corona, e dar notoriedade à marca no mercado nacional. Também patrocina a Liga Meo Surf, no campeonato nacional de surf", continuou.

"Para além disso, há uma coisa que nos preocupa muito, que é a questão da sustentabilidade. Procuramos, através de uma atitude responsável, ao proporcionar e estimular limpezas de praias, deixar uma marca neste âmbito - que deve ser de todos - de manter o planeta sustentável. Conseguimos, enfim, dar algum contributo para que esta questão tenha ações prática", frisou.

José Sequeira revelou, ainda, que a marca se associou a Miguel Blanco, surfista profissional que, também, "está muito ligado a todas estas questões da sustentabilidade".

Veja, agora, as fotografias de Marcelo Rebelo de Sousa no MEO Rip Curl Pro Portugal 2023, na galeria de imagens que preparámos para si! Espreite, ainda, o vídeo!

Relacionados

Patrocinados