Vencedora de um Óscar, Lupita Nyong'o diz ter sido vítima de assédio sexual

Lupita Nyong'o, de 34 anos, é a mais recente celebridade a vir público relatar mias do que um episódio em que, alegadamente, terá sido assediada por Harvey Weinstein.

Em declarações ao The New York Times, Lupita Nyon'o, atriz premiada por um Óscar em 2014, confessou ter sido vítima de assédio por parte do famoso produtor. A jovem junta-se, assim, a um já elevado número de celebridades que dizem ter sido assediadas por Harvey Weinstein.

"Tenho seguido as notícias e lido os relatos das inúmeras mulheres que vieram a público falar sobre terem sido assediadas por Harvey Weinstein e outros. Eu guardei a minha experiência com o Harvey nos fundos da minha mente, juntando-me à conspiração de silêncio que permitiu este predador continuar por tantos anos. Senti-me muito sozinha quando estas coisas [o assédio] aconteceram, e culpei-me por muitas delas, como muitas outras mulheres que partilharam as suas histórias", começou por dizer.

“Ele foi uma das primeiras pessoas que conheci na indústria e disse-me: ‘É assim que as coisas funcionam’. E para onde quer que olhasse, todos pareciam não o querer desafiar. Não sabia que as coisas podiam mudar. Não sabia que existia alguém que queria que as coisas mudassem. O meu plano de sobrevivência era, então, o de evitar o Harvey e outros homens como ele a todo o custo. Não sabia que tinha aliadas nisto”, disse, após ter relatado situações em que terá sido assediada pelo produtor, e em mais do que uma ocasião, sendo que uma das vezes chegou a ser em casa de Warvey, onde se encontravam os filhos.