Nacional

Linda de Suza: revelados detalhes das cerimónias fúnebres da cantora

Linda de Suza morreu esta quarta-feira, dia 28, aos 74 anos, vítima de insuficiência respiratória devido à covid-19.

Já são conhecidos os detalhes das cerimónias fúnebres de Linda de Suza que morreu, esta quarta-feira, dia 28, aos 74 anos, vítima de covid-19.

José Orlando, agente do filho da cantora - João Lança, também cantor - revelou à agência Lusa que a artista será sepultada em Paris, no próximo dia 6 de janeiro.

Recorde-se que, após a notícia da morte da cantora, foram várias as notas de pesar emitidas por diferentes figuras de relevo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocou a cantora como "exemplo de determinação" e "um ícone francês da imigração portuguesa e, portanto, um ícone de Portugal".

Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado referiu que "Teolinda de Sousa Lança, que ficou conhecida artisticamente como Linda de Suza, foi uma figura a vários títulos emblemática".

"Fica na nossa memória como exemplo de determinação e de fidelidade. Foi um ícone francês da imigração portuguesa e, portanto, um ícone de Portugal. A seu filho e netos apresento as minhas sentidas condolências", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesta mensagem de pesar, realça-se que Linda de Suza acompanhou "uma das maiores vagas migratórias portuguesas", ao emigrar para França em 1970, onde "procurou melhor sorte".

Chegou a França "já mãe" e lá se tornaria "a portuguesa" por excelência, "dado o seu sucesso como cantora a partir do final da década de 70, que lhe proporcionou discos de ouro e platina e concertos no Olympia", em Paris.

Linda de Suza manteve "sempre explícitas, nos muitos álbuns e singles que gravou, as referências ao seu país de origem e à sua odisseia pessoal", simbolizadas na expressão "mala de cartão", acrescenta-se na nota.

Também Emmanuel Macron, presidente de França, lembrou o "ícone dos destinos cruzados" entre as duas culturas.

Relacionados

Patrocinados