Goucha

Lili Caneças recorda casamento: "Ele era muito castrador. Sentia-me uma empregada doméstica"

Lili Caneças disse que o casamento de 17 anos com Álvaro Caneças "não era feliz" e recordou o pacto que fez com o empresário.

O casamento com Álvaro Caneças foi um dos temas abordados por Lili Caneças na grande entrevista concedida a Manuel Luís Goucha, esta segunda-feira, dia 2, no vespertino da TVI.

Num depoimento previamente gravado, a socialite recordou as parecenças que, segunda a própria, existiam entre o empresário e o pai. "Apaixonei-me imenso pelo meu ex-marido. Quando me casei, com 20 anos, saí de casa do meu pai para casa do meu marido. A diferença não era muita, porque o meu marido era um homem muito parecido com o meu pai: com ideias muito preconceituosas, muito castrador, com imensos ciúmes meus... Eu nunca mais tive liberdade. Só que depois, quando os meus filhos nasceram, eu gostei tanto de ser mãe... A casa estava sempre cheia de gente. Fiz com os meus filhos aquilo que a minha mãe fez comigo: dei-lhes liberdade, educação, o amor pela beleza da vida...", disse.

Para Lili Caneças, o casamento "não era feliz". "Éramos os meus filhos e eu de um lado e o meu ex-marido do outro. Tínhamos grandes diferenças. Éramos completamente incompatíveis no caráter. Portanto, percebi logo, muito cedo, que o meu casamento não ia durar. Mas, como eu queria dar, de facto, uma educação fantástica aos meus filhos, o meu casamento durou 17 anos", admitiu.

Aos 78 anos, a rainha do jet set português falou, ainda, do papel que sentia assumir no casamento com Álvaro Caneças. "No fundo, geri, durante 17 anos, um hotel de charme. A minha casa era uma festa. Só que eu pensava: 'Meu Deus, mas eu tenho três cursos, falo seis línguas e, no fundo, o que sou? Uma governanta, uma educadora, uma cuidadora...' Portanto, a minha vida, no fundo, para mim, era um bocadinho frustrante, porque eu estava preparada para fazer coisas muito mais importantes do que ser, unicamente, uma empregada doméstica, que era o que, às vezes, me sentia", afirmou.

Já em estúdio, em conversa com o anfitrião do programa "Goucha", Lili Caneças explicou que o enlace lhe "deu a possibilidade de conhecer o mundo". "Nisso, o meu ex-marido foi fantástico", realçou, recordando um pacto que fez com Álvaro Caneças: "Disse ao meu ex-marido: 'Eu só me caso contigo se pudermos viajar para onde eu me apetecer. Mas dás a tua palavra de honra!'. Porque palavra de honra de Álvaro Caneças era tipo escritura, com aval e tudo quanto há. E ele disse-me: 'Dou a minha palavras de honra que, se te apetecer tomar o pequeno-almoço em Istambul, tu vais'."

De seguida, a socialite revelou: "Amei este homem muito pouco tempo. Depois, fiquei com ele por causa dos meus filhos, porque eu sabia que, se me divorciasse dele, os meus filhos iriam ter uma vida desgraçada."

Depois do divórcio com Lili Caneças, Álvaro Caneças foi casado com Jô Caneças, vítima de um cancro, em 2019, aos 66 anos. Já o empresário morreu, em março do ano passado, aos 88 anos.

Veja, agora, os vídeos da entrevista concedida por Lili Caneças a Manuel Luís Goucha.

Relacionados

Patrocinados