Internacional

Abusos sexuais: Kevin Spacey sai em liberdade mas tem de voltar a tribunal

O ator americano Kevin Spacey, acusado de agressão sexual no Reino Unido, ficou em liberdade depois de comparecer a um tribunal de Londres.

com Lusa

Kevin Spacey, de 62 anos, compareceu na quinta-feira, dia 16, perante o Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, numa audiência em que o juiz Tan Ikram considerou não haver risco de fuga, uma vez que o ator colaborou com a polícia e na investigação.

Na audiência a promotora, Natalie Dawson, pediu ao magistrado que determinasse ao ator liberdade condicional, que entregasse o passaporte e dormisse na residência em Londres até à próxima audiência, marcada para o dia 14 de julho, no Tribunal da Coroa de Southwark, no sul de Londres.

Tomando em consideração que Kevin Spacey compareceu voluntariamente perante o Tribunal e que colaborou na investigação o magistrado não impôs nenhuma medida cautelar.

O ator norte-americano foi, em 13 de junho, formalmente acusado de agressão sexual a três homens. Em comunicado, a Polícia Metropolitana de Londres recordou que o processo decorre de uma investigação do Serviço de Procuradoria da Coroa britânica e se refere a quatro instâncias de agressão sexual, entre 2005 e 2013, bem como a uma outra acusação por forçar uma pessoa a "atividade sexual com penetração sem o seu consentimento".

Kevin Spacey, de 62 anos, foi visado em vários casos de agressão sexual e comportamento inapropriado em 2017, numa polémica que desencadeou denúncias com outras figuras do entretenimento e esteve na origem do movimento #MeToo.

Em sequência da polémica, o ator vencedor de dois Óscares acabou despedido da série "House of Cards", da plataforma Netflix, e retirado do filme "Todo o dinheiro do mundo", de Ridley Scott, com todas as cenas onde entrou a serem regravadas por Christopher Plummer.

Relacionados

Patrocinados