TVI

Das dívidas à manipulação: José Castelo Branco e Pedro Pico em guerra aberta

José Castelo Branco e Pedro Pico participaram no programa "TVI Extra" e deram versões contraditórias sobre a casa que Betty Grafstein detém em Sintra.

A emissão desta quinta-feira, dia 1, do programa "TVI Extra" ficou marcada pela troca de acusações entre José Castelo Branco e Pedro Pico.

O marchand d'art foi o primeiro a participar, via videochamada, no formato estreado recentemente pela estação de Queluz de Baixo. Em conversa com Flávio Furtado, o marido de Betty Grafstein voltou a falar sobre a polémica em redor da casa de Sintra, garantindo que esta está a ser indevidamente ocupada.

José Castelo Branco assegurou que "não" fez um contrato de arrendamento com Pedro Pico - cujo nome nunca pronunciou, referindo-se sempre ao ex-concorrente do "Big Brother Famosos" como "a pessoa". "Fizemos dois contratos: um para a pessoa estar lá em casa fazer um alojamento local e, em simultâneo, eu iria todos os meses a Portugal fazer espetáculos. Claro que nunca aconteceu nada", afirmou, alegando que, ainda assim, os dois contratos "não foram ratificados" e, portanto, "nem sequer têm validade". "A casa não está arrendada", voltou a assegurar.

"Tentei, pela amizade que essa pessoa tinha por mim e eu por ela, fechar os olhos para chegarmos a bom porto. Mas, pelo visto, a pessoa é completamente complicada", adjetivou o marchand d'art, afirmando que Pedro Pico "mudou a fechadura" da habitação "sem a autorização" dos proprietários. "Mudou paredes, pintou... A pessoa fez como queria", afiançou.

Ora, minutos depois, também no programa "TVI Extra", o ex-concorrente do "Big Brother Famosos" alegou exatamente o contrário através de um telefonema. Não só afirmou que existe um "contrato de arrendamento", assegurando que este "é legal", como o enviou à equipa de produção do formato. Mas não só: "As procurações da Betty também estão convosco e também têm as cartas que a Betty me enviou, assinadas por ela, a chamar-nos de arrendatários."

Pedro Pico apresentou, então, a respetiva versão dos factos. "Em 2021, o Zé estava com vários problemas financeiros - que ainda tem - e perguntou-me se eu queria arrendar-lhe a casa, porque ele iria estar em Nova Iorque algum tempo, não tinha ninguém lá a viver e era uma grande despesa, porque a casa tem três hipotecas. Eles devem mais ou menos 350 mil euros ao banco. Eu disse-lhe: 'Não posso fazer nada pela casa mas, se me deres um contrato em que possa fazer alojamento local, eu faço alojamento local. Esse contrato foi feito, foi assinado num escritório de advogados em Lisboa e é um contrato de longa duração, que nos dá o direito de fazer alojamento local, bem como aulas de culinária e jantares temáticos", garantiu.

Durante quase dois anos, as rendas foram pagas. Mas tudo mudou no segundo trimestre deste ano. "Começámos a pagar a renda em julho de 2021 e pagámos a renda até abril de 2023. Parámos de pagar a renda em abril porque já pedimos, penso que por e-mail e carta registada, umas 30 ou 40 vezes, o recibo da primeira renda. Portanto, até hoje, nunca recebemos um recibo de renda. E os advogados aconselharam-nos a parar de pagar a renda e pedir os recibos de renda. Agora, estamos à espera dos recibos de venda", alegou, afiançando que há "22 rendas pagas" e que tem na respetiva posse "os comprovativos das transferências".

Então, porque José Castelo Branco disse o oposto? Pedro Pico não hesitou na resposta: "O Zé é um manipulador. O Zé é uma pessoa muito complicada. Comigo, não vai jogar com nada."

Logo depois, o ex-participante do reality show da TVI apressou-se a referir que nunca houve uma relação de amizade com o marchand d'art. "O Zé gosta de dizer que fomos amigos, mas nunca fomos amigos. O Zé sempre teve interesse em coisas que eu tinha e coisas que eu fazia e fez o que faz com as pessoas: junta-se a elas, dá-lhes umas ideias e, depois, há uma certa altura em que começam as manipulações do Zé", acusou.

Pedro Pico assegurou ainda que, ao contrário do que foi sugerido por José Castelo Branco, a casa de Sintra "não" está destruída. E mais: "Já gastámos mais de 200 mil euros a reestruturar a casa. Os bens estão na casa e fazem parte do contrato. Tanto que há um inventário."

Na videochamada feita anteriormente, José Castelo Branco chegou mesmo a afirmar que esta situação "tem dado cabo" de Betty Grafstein, que se encontra internada e vai ser submetida a uma cirurgia ao coração.

Pedro Pico, no entanto, lamentou a acusação de que é um dos responsáveis pelo delicado estado de saúde da antiga joalheira. "É triste. Eu falo bastante com a Betty e adoro a Betty. A Betty é uma mulher que já sofreu muito com o Zé, mas é uma mulher muito forte e não é uma pessoa nova. Continua muito lúcida, mais do que eu e o Zé juntos. É uma pessoa superinteligente e, como é lógico, o estado de saúde dela não tem nada que ver com a casa", defendeu.

Veja, agora, os vídeos das intervenções de José Castelo Branco e Pedro Pico no programa "TVI Extra".

Relacionados

Patrocinados