RTP

José Carlos Malato assume-se como não-binário: saiba tudo!

No Instagram, José Carlos Malato fez uma atualização da descrição e assumiu-se como não-binário.

José Carlos Malato surpreendeu os seguidores ao fazer mais uma revelação acerca da vida privada. O apresentador usou as redes sociais para se assumir como não-binário, uma identidade de género para quem não se identifica nem com o sexo masculino, nem com o feminino.

José Carlos Malato, de 58 anos, fez o anúncio no Instagram, mas fez saber que não dará entrevistas sobre o assunto.

Mais tarde, na mesma rede social, o apresentador explicou o que o levou a tomar esta decisão.

"Ser não-binário é uma questão de princípio ativista, pelo menos para mim. Acredito que a dualidade masculino/feminino ou outro está presente nos seres humanos, apesar da cultura fascista e da sociedade patriarcal a tentarem esmagar. Isso significa que a minha identidade de género e expressão de género não são limitadas ao masculino e feminino. Estão para além desse espartilho maniqueísta", explicou, acrescentando: "Por exemplo, ao nível da linguagem, dizer que se está cansada é mais forte, semanticamente, do que cansado. Sou portuguesa! Portuguesa, com certeza - verso de Rosa Lobato de Faria - expressa melhor o que eu sou do que sou português ou sou um homem. Assim o provam as calças!, como tão bem disse Ary dos Santos."

"Esse não-binarismo está até presente nas insondáveis palavras do Papa João Paulo I, quando afirma que Deus é pai e mãe. O meu não-binarismo-pessoal é uma forma de dar representação e visibilidade a todos/todas/todes que sentem/são assim! É o meu dever enquanto megafone que detém algum poder de fala na sociedade portuguesa", assumiu, antes de rematar: "É também uma demonstração de empatia com todes os que sentem como eu e um manifesto contra todas as formas de discriminação e violência que muit@s sofrem/sofremos todos os dias numa era marcada pelo terrorismo das redes sociais! Ninguém pode ser quem não é. E ser quem se é não prejudica ninguém. E a mais ninguém diz respeito! Disse!."

Relacionados

Patrocinados