No Facebook

José Alberto Carvalho: "Cristiano Ronaldo merece gratidão. Portugal merece o esforço e o exemplo do Cristiano Ronaldo"

Horas após Portugal vencer a Suíça, nos oitavos de final do Mundial 2022, o jornalista José Alberto Carvalho partilhou, no Facebook, uma reflexão sobre o futebolista Cristiano Ronaldo.

Foi na passada terça-feira, dia 6, que Portugal defrontou a Suíça, nos oitavos de final do Mundial 2022, tendo ganhado por 6-1. Cristiano Ronaldo iniciou o jogo, no banco dos suplentes, e só entrou 73 minutos depois do começo da partida.

Poucas horas após o final do jogo, José Alberto Carvalho partilhou, no Facebook, um texto, no qual fez uma reflexão sobre Cristiano Ronaldo. "Cristiano Ronaldo e os portugueses. Ele e nós merecemos que o extraordinário exemplo de vida, talento e tenacidade de um menino pobre sejam cristalizados no tempo. Aqueles que defendem o 'elevador social' só podem encontrar no Ronaldo o mais perfeito exemplo da batalha; do árduo esforço; da dedicação e compromisso; da vontade. Somos um país pequeno, bem o sabemos. Mas se os portugueses não fossem grandiosos, já teríamos perecido, enquanto nação. Isso nunca aconteceu, porque há figuras, entre nós, que nos lembram o que somos e do que somos capazes", começou por referir o jornalista, de 54 anos.

"Não sou um admirador do futebol enquanto competição, mas quando estão em causa as cores e os símbolos da bandeira (não há bandeira mais complicada do que a nossa!!!) revejo-me naquela luta, naquela entrega, e, tantas vezes, naquela frustração. Cristiano Ronaldo lutou toda a vida contra tudo: contra as circunstâncias; contra a inveja; contra os lobbies (até fazer parte deles); mas nunca perdeu o brilho no olhar de que só são capazes aqueles que verdadeiramente acreditam que é possível moldar o nosso próprio destino. Cristiano Ronaldo é um herói improvável. É nosso. Eu gostava de lhe dar uma palmada nas costas, abraçá-lo e dizer-lhe: 'Obrigado.' E dar-lhe um beijo no rosto de agradecimento por tudo o que ele fez por todos aqueles que não nasceram em berços confortáveis. Queria só dizer-lhe: 'Obrigado, por nunca desistires de ti.'", confessou José Alberto Carvalho.

Entretanto, o pivô do "Jornal das 8", da TVI, destacou uma iniciativa, lançada por Tó Romano, diretor da Central Models: "Um amigo (posso tratar-se assim, António Romano?) teve uma ideia, um projeto absolutamente encantador que consiste em transformar todas as janelas de Portugal no maior jardim florido do mundo. Um país que se entrega às flores. E que, com os ensinamentos da própria história, quer ter a coragem de dizer ao mundo que a nossa vida só faz sentido se tiver flores e cor. Um gigantesco jardim coletivo! Visto da rua, da varanda do lado, do céu e do espaço."

"Não sei porquê, mas esta ideia do Tó Romano e as circunstâncias que envolvem o Cristiano Ronaldo neste momento levaram-me a 'ligar os pontos'. Porque não agradecer ao grande Capitão com um jardim florido de todo o país neste Natal?", propôs José Alberto Carvalho.

No final da mensagem, o jornalista avançou, até, com uma data para a realização desta iniciativa: "Dia 21 de dezembro está próximo; é o solstício de inverno; o dia mais curto do ano. Não será a mais improvável metáfora para agradecer o contributo de quem elevou a admiração por aquilo que somos, sendo precisamente - e apenas isso! - aquilo que é?"

"Cristiano Ronaldo merece gratidão. Portugal merece o esforço e o exemplo do Cristiano Ronaldo", completou José Alberto Carvalho.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Cristiano Ronaldo, nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados