No dia em que "Esta Manhã" completa dois anos de emissões, os anfitriões do morning show receberam, em estúdio, o Diretor-Geral da TVI, José Eduardo Moniz. Foi nessa ocasião que o responsável revelou uma novidade relativa à grelha de programação do canal de Queluz de Baixo.
"Vamos relançar o 'Jornal Nacional'", anunciou José Eduardo Moniz, fundamentando a decisão: "Nós não vamos relançar o 'Jornal Nacional' por uma questão de saudosismo. O 'Jornal Nacional' representa, sobretudo, um espírito. Um espírito de intervenção, de atenção, de acutilância, de inconformismo..."
"É isso que nós queremos que a nossa informação traduza e que a nossa estação, no seu conjunto, reflita. É isso que nós queremos! Queremos esse espírito totalmente de volta, desde a manhã até à noite", rematou o Diretor-Geral da TVI, que faz regressar o informativo no mesmo ano em que a estação da Media Capital comemora o 30.º aniversário.
"Jornal Nacional" estreou-se em setembro de 2000 e teve vários pivôs ao longo de mais de dez anos, tais como Manuela Moura Guedes, José Carlos Castro, Pedro Pinto, Ana Sofia Vinhas, Lurdes Baeta e Júlio Magalhães. O noticiário terminou em maio de 2011, tendo dado lugar ao "Jornal das 8".