SELFIE FIT

Vantagens e desvantagens de correr na rua ou na passadeira

Jorge Soares
Personal Trainer
Jorge Soares na Selfie
Jorge Soares na Selfie

É melhor treinarmos corrida na rua ou na passadeira? É uma dúvida que nos surge... (principalmente nos dias de chuva, frio ou muito calor). Há vantagens e desvantagens.

1. Controle da carga: No treino de corrida, o controle da carga é feito pelas variáveis: número de séries e repetições, distância, velocidade média (ritmo), pausa, tempo e inclinação. Logo, a passadeira tem vantagem por nos “obrigar” a manter sempre o mesmo ritmo, além de ser mais prática no controle destas variáveis. Contudo, este controle também pode ser feito na rua se recorrermos a um relógio GPS ou cronómetro com pista demarcada.

2. Risco de lesão: Como o impacto é reduzido e por ter um solo plano a passadeira possui vantagem na prevenção de lesão. Logo, para quem já possui uma pré-disposição à lesão músculo-esquelética avaliado por um especialista é preferível treinar na passadeira.

3. Especificidade do treino: Se o objetivo for participar em provas de corrida de rua o ideal é sermos o mais específicos possíveis, simulando as condições de onde será realizada a prova. Se treinarmos na rua, adaptar-nos-emos ao ambiente, à temperatura, à humidade e ao tipo de solo. Além disso, como na rua o impacto é maior, é necessário que haja ganhos de resistência de força e melhoras do movimento biomecânico na corrida treinando em local específico, para que na prova tenhamos melhor desempenho.

4. Termorregulação: Em ambiente fechado não favorece a troca de calor dificultando a regulação da temperatura corporal e, consequentemente, favorecendo a fadiga precoce no treino. Correr na rua tem vantagem por ser em ambiente aberto e ter o atrito com o vento. Embora esta desvantagem da passadeira possa ser resolvida com ventilador.

5. Motivação: Treinar na passadeira pode ser monótono e, por norma, estamos em ambiente fechado. Na rua, o contacto com o ambiente e com paisagens diferentes motiva-nos, rendendo mais o nosso treino.

Do ponto de vista das adaptações fisiológicas (melhoria da capacidade aeróbica), no aspeto da saúde ou estético, não existe diferença entre os dois locais. Ambos irão diminuir o risco de doenças crónicas, problemas cardiovasculares e a percentagem de gordura corporal.

O que será mais vantajoso para si?

Boas Corridas

Jorge Soares
Personal Trainer