SIC

Em partilha rara, João Manzarra recorda morte do pai: "Sabia que esse era o último olhar dele"

Num testemunho emotivo, João Manzarra lembrou o exato momento em que o pai perdeu a luta que travava contra um cancro.

Reservado no que concerne à vida pessoal, João Manzarra abriu uma exceção para falar abertamente sobre a morte do pai, António Miguel Manzarra, vítima de um cancro, em 2019.

"Foi um período de vida de muita intensidade mas também com uma beleza muito grande", descreveu o apresentador, numa entrevista concedida a Daniel Oliveira e transmitida, este sábado, dia 22, pela SIC.

"Eu sabia que o meu pai ia morrer", assumiu João Manzarra, fazendo uma pausa. "Mas o pai dizia muitas vezes: 'Eu ainda estou vivo, eu ainda estou aqui'. Nós vivemos momentos incríveis. Nós vivemos momentos de silêncio, só a dar a mão. Eu medito diariamente e, às vezes, ainda ponho a mão aberta, como se estivesse a receber a mão do meu pai. Tivemos momentos de pura alegria, de pura contemplação, de pura fragilidade dele acompanhada de uma força que eu ia buscar não sei onde. Houve momentos em que eu tinha de carregar o meu pai, já numa fase muito frágil da vida dele...", relatou, no programa "Alta Definição".

O comunicador, atualmente com 37 anos, disse mesmo que a "a vida vivida nesse ano", em que acompanhou de perto a luta do pai, "foi extraordinária". "Até ao último suspiro, parecia mesmo um filme", afirmou.

De seguida, João Manzarra recordou o exato momento em que o progenitor morreu. "Quando assistimos à morte de alguém até ao fim, há mesmo um desvanecer, há mesmo um desaparecer físico... Há uma imagem em que estava eu, o meu irmão e a minha madrasta e em que o meu pai olhou individualmente para cada um de nós, em despedida. Sabia que esse era o último olhar do meu pai. Essa é a imagem mais profunda e bonita que trago comigo. E essa imagem vem-me tantas vezes [à cabeça]...", desabafou.

"Depois desse olhar, houve outro momento em que fui apenas espectador. O meu pai já não tinha vida, estava na cama, e o meu irmão foi buscar uma guitarra e cantou um tema de George Harrison, que era o tema favorito do meu pai em guitarra. Esse momento em que não participei e só contemplei foi de uma emoção e de uma celebração desta união que eles tinham e que nós tínhamos... Porque o meu irmão não era nada disto. De certa maneira, senti que, naquele momento, o meu irmão passou a ser o meu pai. Parte do meu pai quase que ficou absorvida pelo meu irmão. E eu sinto também, no dia de hoje, que também o absorvi. Às vezes, sinto que a minha vida é uma parceria, de certa maneira, entre mim e o meu pai", disse.

Veja, agora, na galeria que preparámos para si, imagens do pai de João Manzarra.

Relacionados

Patrocinados