TVI

"Ex-moranguito" João Lamoza fala sobre depressão e ansiedade: "Senti, sinto e irei voltar a sentir"

O ator João Lamoza fez uma reflexão sobre o "circo" das aparências nas redes sociais.

"É assustadora a quantidade de coisas que postamos, aqui, a sorrir, de coração partido. A dançar, deprimidos. Em jantares, numa solidão profunda. Etc." É desta forma que João Lamoza, conhecido pela participação na série da TVI "Morangos com Açúcar", inicia uma reflexão, no Instagram, sobre as aparências que pairam nas redes sociais.

"Instalámos a cultura do 'está tudo bem', porque 'está tudo bem' com o vizinho do lado. Porque ninguém vai ter paciência para as nossas m****s, porque estar f***** não é sexy, nem trendy. Não precisa de 'estar tudo bem' e não é natural que esteja", afirma o ator, deixando claro: "Detesto fazer parte de um circo que eu próprio ajudo a manter-se em funcionamento."

De seguida, João Lamoza menciona a "melancolia", a "tristeza", a "solidão", a "ansiedade" e a "depressão". "Senti, sinto e certamente irei voltar a sentir. Faz parte da viagem!", assume.

Numa outra partilha, o "ex-moranguito" mostra duas fotografias captadas quando passava por momentos negativos. Uma delas foi tirada durante um "processo de separação duríssimo", enquanto a outra remonta a "um dos piores dias de internamento".

Recorde-se que João Lamoza está a travar uma batalha contra um cancro nos testículos.

Caso esteja a sofrer de algum problema psicológico, tenha pensamentos autodestrutivos ou sinta necessidade de desabafar, deverá recorrer a um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral, podendo, ainda, contactar uma das seguintes entidades:

- Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159

- SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 213 544 545

- Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

- Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 030 707

- SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

 

Relacionados

Patrocinados