Entrevistas

João Espírito Santo cumpre promessa ao filho João, em destino especial: saiba tudo!

O casal de médicos dentistas João Espírito Santo e Mariana Seabra embarcou numa viagem até Andorra, com os três filhos, Leonor, João e Bernardo.

O que levou a escolher este destino?
Gosto muito de Andorra, mas havia, este ano, uma promessa a cumprir ao meu filho João. Ficou prometido ao João começar a fazer snowboard em Andorra, uma vez que sempre fez esqui e sempre quis fazer o desporto que eu faço, que é snowboard. Ficou então a promessa de que faríamos esta viagem quando o João atingisse um certo peso e assim fizemos, para fazer com que o João realizasse o seu objetivo.

Têm o hábito de fazer férias na neve?
Felizmente, consigo fazer umas escapadelas na neve. Gosto muito de vir para a neve, em família, e, de preferência, só os cinco, porque é um momento só nosso, em que nos acompanhamos uns aos outros e vemos a evolução e as dificuldades que existem. Hoje em dia, felizmente, conseguimos andar todos juntos, ao mesmo nível, o que é muito agradável e, acima de tudo, é, para mim, a definição de férias em família - na neve, sem dúvida!

O que mais gostam de fazer nestes dias?
Gostamos muito de nos meter uns com os outros. Brincamos bastante e desfrutamos daquilo que não conseguimos fazer no dia a dia: estar 24 horas a compartilhar ideias, pensamentos e, acima de tudo, também, passar a mensagem de princípios para os mais novos.

Quem esquia melhor na família? E quem está sempre no chão?
Quem esquia melhor sou eu! (risos) Esquio melhor, porque faço esqui e snowboard, mas quem ensina mais e melhor é a Mariana, que ensinou os nossos três filhos a esquiar. Este ano, quem passou mais tempo no chão foi o João, porque começou a fazer snowboard. A Leonor, ao fim da primeira manhã de snowboard, quis voltar para o esqui, porque achou que aquilo era passar muito tempo com o rabo no chão (risos).

Qual a melhor memória ou a mais caricata que guarda de umas férias na neve ou destas em concreto?
A melhor memória é ter uma bisavó com 102 anos a tomar conta da minha filha Leonor para eu poder ir esquiar. Nós levámos a bisavó não só para poder esquiar, mas porque somos pais-galinha e onde vai um vão todos.
Já a memória mais caricata foi a de ter uma pessoa do hotel Nordic a conseguir arranjar-nos uma panela para podermos fazer sopa para os nossos filhos. Aqui no hotel ficamos na parte dos apartamentos e cozinhávamos sempre sopa e a senhora foi-nos comprar uma panela, porque as da cozinha do hotel eram, efetivamente, gigantes. A partir daí, todos os anos brincamos com a senhora sobre o efeito da panela e da sopa. Agora, ela empresta a panela, porque já se tornou rotina. (risos)

Qual a importância destes momentos em família?
Ajudam-nos a superar o dia a dia que é muito intenso e, por vezes, desconcertante.

Já há planos para o próximo destino? Quem costuma organizar tudo?
Há destino e há ideias, bem como outra coisa melhor ainda. O planeamento faz-se desta forma: eu digo o plafond, depois vemos as opções e, depois, fazemos uma organização conjunta, entre gerir as obrigações de cada um com a disponibilidade dos pais, que são efetivamente quem trabalha.

Veja, agora, na galeria, as imagens das férias na neve do Prof. Dr. João Espírito Santo com a família.

Relacionados

Patrocinados