No Instagram

João Baptista quebra o silêncio após ser condenado por violência doméstica: "Eu não sou nenhum agressor"

Condenado por violência doméstica, João Baptista diz que precisa de se perdoar e que os outros o perdoem.

Uma semana depois de ter sido condenado a 20 meses de prisão com pena suspensa por violência doméstica, no âmbito das acusações lançadas pela ex-namorada, Dina Kelly, João Baptista quebrou o silêncio sobre o delicado assunto.

"É mais forte do que eu... Eu vou ter de falar sobre o sucedido, porque sou eu que vivo com isso. Apesar de as pessoas que me amam e as pessoas que sabem quem eu sou dizerem para não falar, é mais forte do que eu. Eu tenho dignidade e o coração no sítio, graças a Deus", começa por dizer o ator, num vídeo partilhado, esta quinta-feira, dia 15, no Instagram.

"É um assunto que me envergonha muito e, acima de tudo, quero pedir desculpa às pessoas que ficaram tristes com a notícia e garantir que não sou assim. Eu não sou nenhum agressor. Vivi, sim, uma relação tóxica. Muito tóxica. Quase todos os adultos já viveram uma relação tóxica. Eu também vivi. Hoje em dia, passados sete anos, tenho noção disso. Não me permitiria, nem pouco, mais ou menos, a viver um décimo do que vivi naquela relação", afirma João Baptista.

Logo depois, o ator diz que foi "atacado num momento frágil da sua vida". "Estava apaixonado. Nem sequer tive como provar em tribunal a toxicidade vinda do outro lado. Nunca pensei condenar uma pessoa ou alimentar provas para condenar alguém que estava a amar. Não me faz sentido algum isso, de maneira que, em tribunal, nem sequer me defendi. Não me defendi e muito menos ataquei. Só fui condenado por coisas menos corretas que fiz e estou a pagar por isso. Foi provado. Eu não tinha como provar nada. O telefone desapareceu-me na altura. Mas não é isso que está em causa", continua.

Assim, João Baptista presta um agradecimento e faz uma reflexão. "Eu só quero agradecer às pessoas que me têm vindo a apoiar. Têm sido dias muito difíceis para mim, pois fui condenado por uma coisa que abomino e desprezo. Mas não deixei de errar na altura. E errar é humano. Eu também preciso de me perdoar, que vocês me perdoem, que tenham noção de que errar é humano e de que estamos sempre a aprender", defende. "Eu estou sempre a crescer e quero sempre acordar um homem melhor", afiança.

João Baptista pede que os fãs não fiquem desiludidos. "Sinto mesmo necessidade de enviar esta mensagem para terem a certeza de que não sou assim e para pedir desculpa pela situação. Não fiquem desiludidos, não fiquem tristes. Eu continuo a ser o João. A única coisa que quero fazer é trabalhar para vocês, dar-vos alegrias na vossa televisão, passar a veracidade que tenho passado sempre nas personagens que faço, fazer o que gosto, poder viver a minha vida e criar a minha filhota, que vocês já tão bem conhecem", diz.

"Estou a pagar pelas coisas menos corretas que fiz. E não sou assim. Eu não sou nenhum agressor. Eu sou ator e só quero amar-vos, ser amado por vocês e tomar conta da minha vida, como sempre tenho feito", reafirma o ator.

Este processo trouxe um ensinamento a João Baptista. "A aprendizagem que levo daqui e um conselho que posso dar é que se afastem de qualquer toxicidade vivida em qualquer relação. Afastem-se. Simplesmente, curtam a vossa cena, sejam felizes, tenham cuidado com quem lidam, tenham cuidado com todas as pessoas que vos rodeiam e a quem dão de vocês. Fujam de toda a toxicidade que possa existir. Não queiram viver egos, não queiram viver conflito, não queiram viver inseguranças, não procurem prejudicar... Porque amor gera amor e ódio gera ódio. Então, se não é para praticar amor, afastem-se. Não tenham medo do desapego", aconselha. "Pratiquem o bem sem olhar a quem e perdoem-me pelo acontecido", remata.

Veja, agora, o vídeo feito por João Baptista.

Relacionados

Patrocinados