EXCLUSIVO

Ainda se lembra da Sara, dos "Morangos Com Açúcar"? A Selfie conversou com ela!

Joana Timbal recorda "Morangos Com Açúcar"

Estivemos à conversa com Joana Timbal, que deu vida à personagem Sara, na quinta temporada da série juvenil.

Os "Morangos Com Açúcar" funcionaram como uma rampa de lançamento? Sentes saudades?

Mais do que uma rampa de lançamento, foi uma grande escola de televisão. Eu estudei teatro na escola de Cascais, com o mestre Avilez, e quando saí os "Morangos" foram o primeiro desafio profissional que agarrei. E foi muito importante ter sido os "Morangos", porque era um formato muito específico em que se agarrava em muitas pessoas que não tinham qualquer experiência e se tinha que dar formação. E era isso que os técnicos faziam connosco no platô todos os dias. Essa formação técnica, específica de televisão. E tenho consciência de que isso só acontecia nos "Morangos" e por isso foi mesmo muito importante para o meu crescimento profissional. Foi uma altura muito especial da minha vida, guardo grandes amigos e mentores, que espero um dia reencontrar profissionalmente, dentro ou fora da televisão. Guardo grandes momentos e, por isso, obviamente, é uma altura que deixa muita saudade.

Ninguém esqueceu a tua personagem. Também foi um papel que te marcou?

Foi a primeira. A primeira marca sempre.

Como foi o teu percurso depois dos "Morangos Com Açúcar"?

Após ter saído dos "Morangos", continuei a trabalhar como atriz, em diversas produções de televisão e teatro. Experimentei, ainda que brevemente, o cinema. E, nos últimos dois anos, tenho estado dedicada a um projeto meu, Gaivotas em Terra, de jantares com um espetáculo sobre a cultura portuguesa na casa do Alentejo.

Gostavas de voltar à ficção na TVI?

Gosto sempre de voltar onde fui tão feliz e bem tratada.

Em termos profissionais, o que mais ambicionas fazer?

Tanta coisa. Agora quero ver crescer este projeto que começa, agora, a dar frutos. Foi a primeira vez que me aventurei num projeto meu e gostava muito de vê-lo evoluir, e tem ainda muito por onde evoluir. Mas há muitas coisas que gostava de fazer. Vivemos uma altura de globalização, e, finalmente, os atores portugueses começam a ser considerados para grandes produções internacionais, e eu gostava muito de ter essa experiência.

Agora que és mãe, gostavas que o teu filho também pudesse acompanhar a nova série dos "Morangos Com Açúcar"?

O meu filho tem três anos, portanto, ainda não será o público alvo destes próximos "Morangos". 

Gostavas de participar nos novos "Morangos Com Açúcar"?

Acho que seria um desafio muito interessante fazer uma personagem que já fiz, 10 anos depois. Utilizar a minha evolução enquanto atriz passando a para a evolução da personagem como pessoa. Acho um desafio interessantíssimo. 

Como e que imaginas a tua personagem, passados estes anos?

Nesta altura, terá cerca de 27 ou 28 anos. A Sara era uma pessoa muito envolvida com a vida escolar e cívica. Estava sempre pronta em participar em ações que melhorasse a vida de alguém. Por isso, imagino que tenha tirado direito, com especialização em direitos humanos ou direitos ambientais. Tem trabalhado com várias ONGs. No último ano, fez voluntariado no Quénia, onde adoptou uma criança.