No Instagram

Yolanda Tati lança "nota de repúdio" contra rubrica de Joana Marques: "As minhas redes têm sido palco de insultos"

Após ter sido visada nos episódios mais recentes da rubrica "Extremamente Desagradável", de Joana Marques, Yolanda Tati manifestou-se, nas redes sociais.

Yolanda Tati foi uma das visadas nos episódios mais recentes de "Extremamente Desagradável", uma rubrica - da autoria de Joana Marques e emitida pela Rádio Renascença - que satiriza algumas figuras públicas.

Tal como acontece com outros famosos que já foram analisados nesta rubrica, a comunicadora mostrou-se indignada e decidiu mesmo lançar, no Instagram, uma "nota de repúdio" contra a Rádio Renascença e a rubrica.

"Esta semana, como alguns em Portugal poderão ter visto, o meu nome, o meu trabalho e a minha personalidade foram alvo do humor de JM [Joana Marques]. Foi com surpresa, entusiasmo e fairplay que recebi e encarei os episódios iniciais, nos quais eu era visada. Surpresa, porque não estou habituada a este tipo de destaque, na Comunicação Social Tradicional em Portugal, devido à falta de representatividade, à vista de todos. Entusiasmo, porque, do pouco que conhecia o trabalho de JM, reconhecia-lhe, porém, o valor e o mérito de uma mulher inteligente, com visão, e bem estabelecida num meio tipicamente masculino, o do humor. Fairplay, porque a piada é minha pauta também: a da alegria, a do desportivismo, a da boa disposição e do sentido de humor que trago de origem e que me identifica na raiz do meu conteúdo", começou por referir Yolanda Tati.

"Do pouco que sabia do programa da Renascença, esperei, inicialmente, o habitual. Estava preparada para que me fosse dedicado um ou, talvez, dois programas", acrescentou. Daí ter ficado surpreendida por, na verdade, ter sido abordada em quatro episódios da rubrica: "Pelo facto de ter trabalhado diariamente em rádio de 2017-2022, tenho minimamente presente o que implica ter uma equipa a produzir, publicar e monitorizar um conteúdo deste estilo, sem rotatividade de tópico, centrado num mesmo sujeito em quatro dias seguidos. Acredito que a RR [Rádio Renascença] e a Joana Marques conheçam o respetivo público. Aliás, bastaria incumbir a alguém a função semanal de rever os comentários das publicações no YouTube. Compreendo que o programa seja feito em serviço do humor, repito. E sei também que existem pessoas educadas e sensatas na audiência. Porém, a realidade inegável é que acaba por ser instrumentalizado para a disseminação de ódio e insultos. O humor diluiu-se e, nos últimos cinco dias, as minhas redes e correspondência têm sido palco de todo o tipo de insultos: misóginos, racistas, xenófobos ou, simplesmente, humilhação barata e gratuita."

"Não senti necessidade de corrigir, justificar, acrescentar ou rebater nenhum dos argumentos no roteiro humorístico de JM. Um elogio ver o meu humor ser observado e reutilizado, noutra dimensão. Uma serenidade em saber que me voltarei a enganar, em ocasiões. E um orgulho em ser este cocktail feliz e espontâneo de expressões multiculturais que me representam. Elogiei e agradeci. Não me senti posta em causa, até porque o Miss Yolo Pod não é - como foi ali exaustivamente apresentado - um programa típico de entrevistas presas a um guião, compromisso ou protocolo. São encontros e conversas - de uma hora. O canal 'Yolanda Tati', no YouTube, foi criado por mim, do zero, há sete anos, e - desde sempre - foi apenas fruto do meu trabalho e investimento pessoal", garantiu, ainda, Yolanda Tati.

"Não me senti posta em causa, porém, senti-me forçadamente submetida e encurralada, por iniciativa de terceiros, a uma dura gestão, vexame e exposição naquele que é também o meu espaço de trabalho. Exposta de forma extensiva e, por isso, abusiva. Nunca antes quatro programas consecutivos desta rubrica de JM fizeram alusão ao mesmo nome e trabalho de alguém", acrescentou.

Yolanda Tati apontou, ainda, aquela que considera ser uma "falta de responsabilidade sobre os efeitos de disseminação de ódio desencadeados por acção da Rádio Renascença, Joana Marques e Equipa no exercício do respetivo trabalho". "Sou contra qualquer tipo de violência e orgulho-me de nunca, no exercício da minha comunicação, ter aberto qualquer espaço ou sequer tolerado qualquer tipo de desrespeito para com outrem. Esforço-me para que esse seja, para a sociedade, o meu pequeno contributo", destacou.

No final da mensagem, Yolanda Tati destacou as consequências que os quatro programas da rubrica de Joana Marques tiveram na vida pessoal: "Para além da esfera pública, a nível íntimo familiar, esta situação representou, para mim, a impossibilidade de estar onde, quando e como tinha previsto: como mãe e como filha."

"Convido todos à reflexão sobre os efeitos, sobre a irresponsabilidade e sobre a necessidade deste tipo de actos imprudentes. Em especial, convido Joana Marques, equipa e o Grupo Renascença Multimédia - um grupo privado e independente que: 'Inspira a atividade no Humanismo Cristão.'", completou.

Relacionados

Patrocinados