Internacional

Após anunciar saída de Espanha, rei emérito Juan Carlos está exilado em Cascais

Na sequência das investigações sobre os alegados fundos em paraísos fiscais, o rei emérito de Espanha comunicou ao filho, o rei Filipe VI, que iria deixar o país.

Agora, segundo a TVI24, o antigo rei Juan Carlos encontra-se exilado, no Estoril, no concelho de Cascais.

O rei emérito de Espanha terá chegado a Portugal, depois de ter comunicado ao filho, na passada segunda-feira, dia 3, que iria deixar o país e escolher um outro destino para viver, na sequência da repercussão pública das investigações sobre os alegados fundos em paraísos fiscais. 

Na carta enviada por Juan Carlos a Felipe VI, a comunicar a decisão, o rei emérito afirma que a decisão, que tomou "com profundo sentimento, mas com grande serenidade", tem efeitos imediatos.

Juan Carlos, de 82 anos, disse, ainda, que pretende facilitar o exercício das funções do filho, para que este dê continuidade ao papel de chefe de Estado com a "calma e tranquilidade" que o cargo exige.

Recorde-se que várias notícias davam conta de que o antigo rei espanhol tinha criado uma empresa offshore, quando ainda era soberano, através de uma doação de 65 milhões de euros da Arábia Saudita. Além disso, o Ministério Público suíço está a investigar o envolvimento de Juan Carlos na intermediação em vários negócios, entre eles, um contrato ganho por um consórcio espanhol, para construir a ligação de comboio de alta velocidade que liga Meca a Medina.

Relacionados