Príncipe Harry recorda a mãe, no dia do aniversário da princesa Diana: "Ela nunca escolheu o caminho fácil"

Princesa Diana e os filhos
Princesa Diana na Selfie
"Vestido da vingança" da princesa Diana vai a leilão milionário
Meghan Markle homenageia princesa Diana, após licença de maternidade
Camilla Parker-Bowles gera polémica ao usar joia da princesa Diana

A princesa Diana completaria 59 anos de vida, no dia 1 de julho, e o filho mais novo não deixou passar a data em branco.

No dia do aniversário da mãe, o príncipe Harry entregou o Prémio Princesa Diana e aproveitou para chamar a atenção para a importância do contributo das pessoas para uma mudança na sociedade.

Numa mensagem transmitida via vídeo, o marido de Meghan Markle sublinhou: "A minha mulher disse, recentemente, que a nossa geração e aquela que a antecedeu não fizeram o suficiente para corrigir os erros do passado. Lamento. Lamento que não tenhamos tornado o mundo o lugar onde merecíamos viver."

Depois, o filho mais novo da princesa Diana falou sobre o impacto do racismo na sociedade. "O racismo institucional já não tem lugar na nossa sociedade, no entanto, continua a ser endémico", afirmou o Duque de Sussex.

"Quero que saibam que estamos comprometidos em fazer parte da solução e da mudança que estamos todos a liderar. Agora, é o momento e nós sabemos que vocês conseguem", continuou o filho do príncipe Carlos, antes de recordar a mãe, a princesa Diana. "Estou incrivelmente orgulhoso por fazer fazer parte destes prémios que homenageiam o legado da minha mãe. [...] Sei que ela tem sido uma inspiração para muitos de vocês e posso garantir-vos que ela está a torcer por vocês."

No final, o pai do pequeno Archie frisou: "Agora, estamos a presenciar uma situação no mundo em que a divisão, o isolamento e a raiva estão a dominar, enquanto a dor vem ao de cima. Como muitos de vocês, ela [a princesa Diana] nunca escolheu o caminho fácil, o mais popular, ou o mais confortável - mas lutou por algo, lutou por aqueles que precisavam."

Veja, agora, o discurso, na íntegra, do príncipe Harry.