As infantas Elena e Cristina anteciparam-se ao plano de vacinação de Espanha e foram vacinadas contra a Covid-19, em Abu Dhabi.
A situação está a criar polémica em Espanha, depois de o jornal El Mundo ter confirmado a informação, uma vez que Elena e Cristina têm apenas 57 e 55 anos, respetivamente, e não exercem qualquer profissão de risco.
As irmãs do rei Felipe VI têm visitado o pai, o rei emérito Juan Carlos, que se encontra exilado em Abu Dhabi, na sequência das investigações sobre os alegados fundos em paraísos fiscais, e terão aproveitado para serem vacinadas contra a Covid-19, na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Também Juan Carlos foi vacinado, mas o Rei Emérito tem mais de 80 anos e é considerado um paciente de risco, depois de ter vencido um tumor no pulmão e de ter sido operado ao coração.
Uma vez que as infantas, oficialmente, não pertencem à Casa Real, aquela entidade recusou prestar qualquer esclarecimento acerca desta matéria.
Mais tarde, fontes do Palácio disseram ao El Mundo que "o rei não é responsável pelos atos das irmãs", acrescentando que "tanto Felipe, como Letizia e as suas filhas, se vacinarão quando chegar a sua vez".