No Instagram

Barack Obama chora morte: "Sentiremos muito a sua falta"

Barack Obama está de luto. A queniana Mama Sarah Onyango Obama, que o ex-presidente americano considerava avó, morreu, aos 99 anos.

"Eu e a minha família estamos de luto pela perda da nossa amada avó, Sarah Ogwel Onyango Obama, carinhosamente, conhecida por muitos como 'Mama Sarah', mas conhecida por nós como 'Dani' ou 'avozinha'", começou por escrever Barack Obama, numa publicação que realizou no Instagram, nesta segunda-feira, dia 29.

Depois, o antigo presidente dos EUA descreveu a vida da avó, repleta de dificuldades e com oito filhos para criar. "Embora não fosse a sua mãe biológica, a avozinha criou o meu pai, como se fosse seu filho, e foi, em parte, graças ao seu amor e incentivo, que ele foi capaz de desafiar as adversidades e sair-se bem na escola e conseguir uma bolsa de estudos para frequentar uma universidade americana", continuou Barack Obama, que descreveu, ainda, a avó como "uma força constante e estabilizadora".

Barack Obama, que partilhou uma fotografia, na qual surge ao lado da avó, recordou, ainda, a viagem que fez ao Quénia, para aprender mais sobre a sua herança cultural.

"O seu espírito essencial - forte, orgulhoso, trabalhador, não impressionado com as marcas convencionais de status e cheio de bom senso e bom humor - nunca mudou. Sentiremos muito a sua falta, mas celebraremos, com gratidão, a sua longa e notável vida", rematou o antigo presente dos EUA.

Mama Sarah Onyango Obama morreu esta segunda-feira, dia 29, aos 99 anos, em Kisumu, no Quénia.

"Diagnosticaram-lhe um acidente vascular cerebral, em setembro do ano passado, e teve problemas relacionados com glicemia", disse Marsat Obama, filha de Sarah Obama, explicando que a idosa deu entrada, no domingo, no Hospital Universitário Jaramogi Oginga Odinga, tendo morrido às 04:45 horas locais (02:45 horas em Lisboa).

Mama Sarah Obama era a terceira mulher do avô paterno do ex-Presidente Barack Obama e tornou-se uma celebridade na vila de Kogelo (no condado de Siaya, também no oeste do país), onde morava, conhecida como "a aldeia de Obama".

O Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, expressou as condolências à família, num comunicado em que afirma que o país perdeu "uma mulher forte e virtuosa" que era "um ícone dos valores familiares".

Veja, agora, na galeria, a imagem de Barack Obama ao lado da avó.

Relacionados

Patrocinados