Internacional

Morreu o ator Christopher Plummer

O ator canadiano Christopher Plummer, com mais de 70 anos de carreira no teatro e no cinema e protagonista de "Música no Coração", morreu, esta sexta-feira, dia 5, aos 91 anos, nos Estados Unidos da América, revelou a família.

Com Lusa

Christopher Plummer começou pelo teatro, sendo elogiada a sua interpretação de textos de Shakespeare, e entrou em mais de uma centena de filmes, quase sempre em papéis secundários. Mas ficará ligado ao capitão Von Trapp, personagem que interpretou no filme "Música no Coração", de 1965, ao lado de Julie Andrews.

De acordo com a Associated Press, Christopher Plummer morreu em casa, no estado de Connecticut.

Foi, até agora, o ator mais velho a receber um Óscar da Academia norte-americana, quando, em 2012, aos 82 anos, venceu o prémio de melhor ator secundário pelo filme "Assim é o Amor", de Mike Mills.

Nesse ano, Christopher Plummer deu ainda a voz à narração da versão inglesa da curta-metragem "Kali, o Pequeno Vampiro", da realizadora portuguesa Regina Pessoa.

Christopher Plummer começou a fazer teatro em 1950, ainda no Canadá, tendo seguido, anos depois, para os Estados Unidos, onde fez parte de uma companhia teatral, dedicada à obra do dramaturgo William Shakespeare.

No cinema, a estreia deu-se em 1956, pela mão de Sidney Lumet, com "Lágrimas da Ribalta", seguindo-se "A Floresta Interdita" (1958), de Nicolas Ray, enquanto entrava também em produções televisivas.

É em 1965 que protagoniza "Música no coração", de Robert Wise, filme que se tornou um clássico do cinema norte-americano, adaptado de um musical, embora Christopher Plummer tenha admitido, em entrevistas, que não tinha gostado particularmente de o ter feito.

Pirandello, Tchekhov, Arthur Miller, Harold Pinter foram alguns dos autores, cuja obra Christopher Plummer trabalhou em palco, tendo ainda entrado em filmes de drama, suspense, comédia, ficção científica e policiais.

Entrou na série "Star Trek - O Caminho das Estrelas", trabalhou com Spike Lee, Blake Edwards, Terry Gilliam, Al Pacino, George Clooney, Helen Mirren e Shirley MacLaine, entre muitos outros.

Em 2017, Christopher Plummer substituiu Kevin Spacey, na altura acusado de abusos sexuais, no filme "Todo o Dinheiro do Mundo", de Ridley Scott, e que lhe valeu uma nomeação para os Óscares.

Entre os últimos filmes nos quais entrou, estão "Verdade Debaixo de Fogo" (2019), de Todd Robinson, "Knives Out: Todos São Suspeitos" (2019), de Rian Johnson, e "Heroes of The Golden Age", de Sean Patrick O'Reilly, ainda em produção.

Relacionados

Patrocinados