Enquanto põe o corpo à prova para o próximo filme, "Thor: Love and Thunder", que vai ser filmado em Sidney, na Austrália, a atriz está dedicada ao projeto "Natalie Portman's Fables", que inclui três histórias clássicas infantis: "A tartaruga e a lebre", "Os três porquinhos" e o "Rato do campo e o rato da cidade".
Estas fábulas foram adaptadas para "torná-las mais inclusivas em termos de género", afirmou Natalie Portman, que entrou na segunda trilogia da saga "Star Wars", numa entrevista à Associated Press (AP).
"Os livros infantis têm um lugar muito especial nas nossas vidas, porque os lemos repetidamente como nenhum outro livro", afirmou a atriz, de 39 anos, nascida em Jerusalém.
"Eles têm uma maneira de incutir informações e valores, tanto nas crianças como nos pais. E quando eu estava a ler os livros, fiquei impressionada como as histórias clássicas tinham personagens predominantemente masculinas", prosseguiu.
"E pensei: 'O que estou a dizer aos meus filhos - tenho um filho e uma filha - sobre cujas histórias são importantes contar e cujas vidas eles deveriam preocupar-se", declarou.
O seu objetivo, disse, era preservar e atualizar as histórias para refletir a cultura contemporânea, "que é de muitos géneros e não apenas de um mundo predominantemente masculino".
Natalie Portman defendeu que ao enfatizar valores, como a simpatia, a gentileza e o cuidado com o planeta, o livro é "como um bilhete de amor" para os seus filhos sobre o que espera "que eles façam no mundo".
A atriz confessou, ainda, que os filhos - o rapaz tem nove anos e a rapariga três - serviram como 'mini-editores', com o filho, Aleph, a aprender jogos de palavras e a filha, Amalia, a apreciar o humor das ilustrações de Janna Mattia.
Em criança, Natalie Portman era uma amante dos livros e guardou os seus favoritos para os filhos, admitindo que o próximo projeto de escrita poderá passar por uma banda desenhada.