Internacional

Morreu Hal Holbrook, ator que interpretou "Garganta Funda", no filme "Os Homens do Presidente"

O ator norte-americano Hal Holbrook, o longevo e reverenciado intérprete do misterioso "Garganta Funda", no filme "Os Homens do Presidente", morreu, aos 95 anos, noticiou o jornal The New York Times.

com Lusa
Hal Holbrook
Hal Holbrook

A assistente do ator, Joyce Cohen, confirmou ao jornal The New York Times que Hal Holbrook morreu, no passado dia 23 de janeiro, na sua casa em Beverly Hills, na Califórnia.

Do teatro ao cinema e à televisão, Hal Holbrook, nascido em Cleveland, no Estado de Ohio, a 17 de fevereiro de 1925, teve uma carreira extensa e reconhecida, com uma nomeação para o Óscar, prémios Emmy, prémios Tony, e distinções atribuídas por associações de televisão, de críticos, realizadores e atores.

No grande ecrã, e já na última fase da carreira, destacou-se em "O Lado Selvagem" (2007), de Sean Penn, com o qual foi nomeado para o Óscar de Melhor Ator Secundário.

Com 82 anos, na época, foi, então, o ator mais velho a receber uma nomeação da Academia, que acabou entregue a Javier Bardem, pelo desempenho em "Este País Não É para Velhos" (2007).

O desempenho mais conhecido de Holbrook, no cinema, foi, no entanto, o de "Garganta Funda", na adaptação do livro "Os Homens do Presidente", dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do Washington Post, sobre a investigação do Caso Watergate, que levou à demissão de Richard Nixon, dirigida pelo realizador de Alan J. Pakula.

No filme, Holbrook assumia o papel que veio a saber-se, mais tarde, ser de um alto responsável do FBI; surgia sempre em sombras, na representação de um parque de estacionamento subterrâneo de Washington, como fonte de Robert Redford (Bob Woodward) e Dustin Hoffman (Carl Bernstein), sobre os meandros da investigação política.

Holbrook trabalhou, igualmente, sob a direção de Steven Spielberg ("Lincoln", 2012), Sydney Pollack ("The Cover", 1993), Oliver Stone ("Wall Street", 1987), John Carpenter ("The Fog", 1980), George A. Romero ("Creepshow", 1982) e Gus Van Sant ("Terra Prometida", 2012), entre outros cineastas.

Na televisão, o intérprete ganhou cinco prémios Emmy por "The Senator", "Lincoln", "Portrait of America" e "Pueblo", que lhe valeu dois prémios de investigação.

Relacionados

Patrocinados