Ljubomir Stanisic pede ajuda nas redes sociais: "Queremos sobreviver"

Ljubomir Stanisic na SELFIE
Ljubomir Stanisic prepara almoço com a mãe. Siga a receita!
Ljubomir Stanisic dá receita para rentabilizar a comida durante pandemia: Caldos de Tudo
Ljubomir Stanisic revela receita de Pappardelle com Cogumelos
Mangalitsa do Lucas com Batata de Milfontes, por Ljubomir Stanisic

O chef Ljubomir Stanisic partilhou algumas propostas para ajudar o sector da restauração, em tempos de pandemia.

No atual cenário de pandemia de coronavírus, o sector da restauração tem sido um dos mais afetados, devido à limitação da atividade de muitos estabelecimentos. Por esse motivo, Ljubomir Stanisic deixou um apelo sentido, no Instagram, no domingo, dia 11 de maio.

Nessa rede social, o conhecido chef partilhou uma imagem na qual se pode ler: "Somos 240.000 pessoas a viver da restauração em Portugal. Precisamos de ajuda! Isenção de TSU [Taxa Social Única] até ao final de 2020 e IVA a 6% até final de 2021".

"Não queremos combater. Não nos queremos opor. Não queremos politizar. Não queremos ir contra a maré, antes ajudar a remar a favor dela. Queremos ser. Queremos abrir. Meter a chave à porta e rodá-la. Queremos produzir. Usar as facas não para lutar, mas para amanhar peixe, desmanchar carne, laminar vegetais. Queremos voltar a ouvir o tilintar dos copos, o roçar dos talheres nos pratos. Queremos voltar a colocar sorrisos nos olhos, esgares nas bocas. Virar o mundo do avesso sem sair do mesmo lugar. Queremos manter as mãos (e as nossas casas) limpas, mas as nossas mentes imundas com os sucos da vida, da criação", começa por escrever Ljubomir Stanisic, na descrição da publicação.

"Queremos alimentar. A nós, aos nossos, aos outros. Alimentar o país, a economia, o índice de felicidade. Não queremos guerra, queremos festa. Mesmo que à distância, queremos abraçar com o olhar, beijar com sorrisos. Queremos superar a pandemia com a força da união. Queremos higienizar com o poder do amor. Confraternizar mesmo com os metros que nos separam. Somos pela vida!", acrescenta o rosto de "Pesadelo na Cozinha".

No final do desabafo, Ljubomir Stanisic deixa um apelo: "Queremos sobreviver. Mas, para isso, precisamos de ajuda! Somos 240.000 pessoas a viver da restauração em Portugal. Queremos voltar a receber. Pessoas, direitos e deveres. Dar e receber. Está na hora de receber. Porque nós daremos tudo a qualquer hora! Por favor".

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Ljubomir Stanisic, na galeria de fotografias que preparámos para si.