Apadrinhada por Marco Costa e Teresa Guilherme, Alto do Pina vence Marchas Populares de Lisboa

com Lusa
Apadrinhada por Marco Costa e Teresa Guilherme, Alto do Pina vence Marchas Populares de Lisboa
Famosos comemoram os Santos Populares
As imagens das Marchas Populares

Marco Costa e Teresa Guilherme foram os padrinhos da marcha do Alto do Pina, que venceu a edição deste ano do concurso lisboeta.

O bairro do Alto da Pina foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), responsável pela organização da iniciativa.

Nas redes sociais, Marco Costa, padrinho da marcha, mostrou a sua alegria com a conquista do primeiro lugar do pódio. "Esta foto representa bem tudo aquilo que eu vivi ao longo destes meses de marchas! Alegria e sorriso no Rosto! Espero que tenham gostado do padrinho tanto quanto eu gostei dos meus 'afilhados'!", começou por escrever o pasteleiro.

"Quando fui convidado para ser padrinho, fui recebido de braços abertos por todos os marchantes do Alto Pina, sou bairrista, mas não era do vosso bairro, receberam-me como se fosse! Brincámos, treinámos muito, com o tempo fui conhecendo a vossa história e, com ela, a vontade de vencer cresceu, não sendo do bairro fiquei a defender esse bairro como se fosse meu! Porque era isso que vocês mereciam! Empenhamos-nos todos ao máximo! Ganhámos! Ganhámos! Ganhámos! Devolvemos ao Alto Pina o troféu que a ele pertence!", descreveu o ex-concorrente da "Casa dos Segredos", que terminou: "Não sei se voltarei a marchar, mas de uma coisa tenho certeza... Uma vez Alto Pina, Alto Pina para sempre! Marchas 2019 são nossas e essas já ninguém nos tira!".

Também, Teresa Guilherme usou o Instagram para mostrar a alegria de ser madrinha da marcha campeã. "Estou tão feliz! Tão feliz! Pelo trabalho, dedicação, amor, garra de toda esta gente maravilhosa do Alto do Pina. A minha marcha ganhou!!! 5 prémios. Coreografia, letra, música, figurino e desfile na Avenida! Parabéns a todos! Estou mesmo muito feliz!!", escreveu a apresentadora.

O segundo lugar foi atribuído ao vencedor do ano passado, Alfama, e o terceiro a Penha de França.

Com centenas de participantes, o 87.º concurso das marchas contou com 20 grupos: Alfama (vencedora em 2018), S. Vicente, Carnide, Bica, Bela Flor-Campolide, Ajuda, Baixa, Madragoa, Penha de França, Graça, Beato, Marvila, Bairro da Boavista, Olivais, Mouraria, Parque das Nações, Castelo, Alto do Pina, Alcântara e Bairro Alto.

Em extracompetição, desfilaram pela Avenida da Liberdade as marchas Infantil “A Voz do Operário”, Mercados, Santa Casa e, como convidada, a Marcha Popular de Ribeira de Frades (Coimbra).

A véspera do Dia de Santo António (feriado municipal na capital) foi ainda marcada, como é tradição, pelos Casamentos de Santo António, com 16 casais que se juntaram às marchas à noite, e com vários arraiais pela cidade.

Veja a galeria com as melhores imagens da noite dos Santos Populares de Lisboa e assista aos vídeos partilhados por Teresa Guilherme.