Flávio Furtado partilha receita de Folar de Canela para a Páscoa: "Que delícia!"

Folar de Canela: a receita deliciosa de Flávio Furtado para a Páscoa
Flávio Furtado lança novo livro de culinária
Flávio Furtado ensina a fazer Bolachas de Manteiga de Amendoim e Coco
Flávio Furtado sugere receita de Arroz de Pato
Flávio Furtado sugere receita de Bacalhau Espiritual

Foi no blogue pessoal, "À Moda do Flávio", que Flávio Furtado disponibilizou mais uma receita de fazer crescer água na boca. Desta vez, um Folar de Canela, ideal para a Páscoa que se avizinha.

  • 500 g de farinha sem fermento
  • 4 ovos
  • 100 ml de água morna
  • 60 g de manteiga com sal derretida
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • Meia colher de chá de sal
  • 28 g de fermento padeiro (2 saquetas)
  • 100 g de açúcar
  • Açúcar q.b. para polvilhar o folar
  • Farinha q.b. para polvilhar

"Em primeiro lugar, coloque o fermento num copo, acrescente 2 colheres de sopa da farinha e a água morna (não pode estar muito quente). Dissolva tudo muito bem. Tape e reserve por 10 minutos antes de utilizar. Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar, o sal e a canela. Misture tudo muito bem.
Acrescente a manteiga derretida, os ovos e o preparado de fermento. Bata durante 15 minutos. Se não tiver batedeira, amasse tudo muito bem à mão.

Entretanto, polvilhe uma tábua ou a bancada da cozinha com um pouco de farinha e coloque a massa. Amasse mais um pouco, se a massa estiver muito mole polvilhe com mais um pouco de farinha. Amasse mais um pouco e forme uma bola.

Polvilhe um recipiente com farinha, o suficiente para que a massa tenha espaço para dobrar o tamanho. Coloque a bola e polvilhe-a com mais um pouco de farinha. Cubra com um cobertor e deixe repousar durante cerca de 8 horas num local quente.
Polvilhe a tábua. Coloque a massa, polvilhe com um pouco de farinha e com as pontas dos dedos retire todo o ar que a massa possa ter ganho.
Forme uma bola. Assim que estiver pronta, coloque uma folha de papel vegetal no tabuleiro de ir ao forno e coloque a bola por cima. Com uma tesoura, faça dois golpes (em cruz) na massa. Tape com o cobertor e deixe repousar por mais 2 horas.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 180 graus. Polvilhe a massa com açúcar e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.

Por fim, retire do forno e com a ajuda de uma folha de papel absorvente passe um pouco de manteiga por todo o folar. Bom apetite e boa Páscoa."

Veja, agora, as imagens desta iguaria, na galeria de fotografias.