Ingredientes:
- 500 g de farinha sem fermento
- 4 ovos
- 100 ml de água morna
- 60 g de manteiga com sal derretida
- 1 colher de chá de canela em pó
- Meia colher de chá de sal
- 28 g de fermento padeiro (2 saquetas)
- 100 g de açúcar
- Açúcar q.b. para polvilhar o folar
- Farinha q.b. para polvilhar
Preparação:
"Em primeiro lugar, coloque o fermento num copo, acrescente 2 colheres de sopa da farinha e a água morna (não pode estar muito quente). Dissolva tudo muito bem. Tape e reserve por 10 minutos antes de utilizar. Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar, o sal e a canela. Misture tudo muito bem.
Acrescente a manteiga derretida, os ovos e o preparado de fermento. Bata durante 15 minutos. Se não tiver batedeira, amasse tudo muito bem à mão.
Entretanto, polvilhe uma tábua ou a bancada da cozinha com um pouco de farinha e coloque a massa. Amasse mais um pouco, se a massa estiver muito mole polvilhe com mais um pouco de farinha. Amasse mais um pouco e forme uma bola.
Polvilhe um recipiente com farinha, o suficiente para que a massa tenha espaço para dobrar o tamanho. Coloque a bola e polvilhe-a com mais um pouco de farinha. Cubra com um cobertor e deixe repousar durante cerca de 8 horas num local quente.
Polvilhe a tábua. Coloque a massa, polvilhe com um pouco de farinha e com as pontas dos dedos retire todo o ar que a massa possa ter ganho.
Forme uma bola. Assim que estiver pronta, coloque uma folha de papel vegetal no tabuleiro de ir ao forno e coloque a bola por cima. Com uma tesoura, faça dois golpes (em cruz) na massa. Tape com o cobertor e deixe repousar por mais 2 horas.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 180 graus. Polvilhe a massa com açúcar e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
Por fim, retire do forno e com a ajuda de uma folha de papel absorvente passe um pouco de manteiga por todo o folar. Bom apetite e boa Páscoa."
Veja, agora, as imagens desta iguaria, na galeria de fotografias.