Tinha acabado de completar 70 anos. Era dia 2 de agosto de 2021. Nessa tarde, Luís Jardim foi o convidado central de Manuel Luís Goucha, no extinto programa "Goucha", e protagonizou uma conversa recheada de revelações.
O músico e produtor musical, que morreu, esta sexta-feira, no dia do respetivo 75.º aniversário, recordou a infância, particularmente o momento em que, com apenas seis meses, "estava a morrer" com uma doença. Foi salvo por um "milagre", acreditava.
A perda do "excecional" pai, quando Luís Jardim tinha apenas nove anos, e as guitarras que dele herdou, contribuindo para "a doença da música" de que dizia sofrer, também foram motivo de conversa na TVI. De resto, o madeirense lembrou as "duas mil pessoas" que estiveram "no enterro" do progenitor, como forma de agradecimento pelo trabalho prestado por este, enquanto médico, à comunidade. A propósito disso mesmo, manifestou ainda um sonho que tinha por concretizar: construir uma clínica com o nome da figura paterna.
A determinada altura da vida, Luís Jardim trocou Funchal por Londres, onde trabalhou com "mais de 300 artistas", como The Rolling Stones, Tom Jones, Village People, Julio Iglesias e Madonna. Sobre esta última, disparou: "Acho que ela não canta nada". Em Inglaterra, lembrou também o músico, vendeu "dez milhões de discos em três anos" com a banda que tinha.
Manuel Luís Goucha trouxe também para cima da mesa a vida pessoal do produtor musical. Teve cinco casamentos, o último dos quais com Teresa Silveira - com quem mantinha uma relação há mais de 20 anos e que o surpreendeu, naquela tarde de verão, com um vídeo enviado para a TVI. De resto, o madeirense fez questão de salientar que a mulher foi "a razão principal" para ter voltado para Portugal, depois de longos anos fora do nosso país.
Luís Jardim deixou quatro filhas - Gabrielle, Rebecca, Stefania e Natacia. Na passagem pelo vespertino da estação de Queluz de Baixo, as duas primeiras também o surpreenderam com uma mensagem, levando o pai a protagonizar o momento mais emotivo da entrevista.
(Re)Veja, agora, os vídeos da entrevista concedida por Luís Jardim a Manuel Luís Goucha.