Jornalista da TVI entrevista os amigos do Papa na Argentina

A jornalista da TVI Ana Candeias viajou para a Argentina, país natal do Papa, onde conheceu amigos e a comunidade onde este viveu. O resultado é a reportagem "Francisco, da Argentina para o mundo", com estreia neste domingo, dia 7, no Jornal das 8.

O objetivo da reportagem era conhecer os lugares e as pessoas que marcaram a vida do Papa Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio. Ana Candeias conversou com os amigos de infância, religiosos próximos e também com a biógrafa oficial do Sumo Pontífice. “A reportagem tenta, através desses locais e dessas pessoas, traçar um pouco o perfil, a personalidade e a essência deste Papa que nós conhecemos por Francisco”, explica a jornalista, em declarações à Selfie.

Ana Candeias entrevistou “pessoas que se cruzavam com ele em diversos locais, como na barbearia onde este cortava o cabelo, por exemplo”. E ficou com uma certeza: “Francisco era uma pessoa muito simples, que andava pela rua, já mesmo como arcebispo e cardeal”.

Da viagem que fez até às raízes do Papa, a jornalista  traz "o testemunho de um homem que era verdadeiramente próximo e atento ao outro”.

Na reportagem, a jornalista conta que descobriu uma história curiosa sobre o Papa Francisco, que é um grande adepto de futebol, em especial do San Lourenzo, o clube do pai e próximo do seu bairro, o Bairro das Flores. Quando tinha 10 anos, viu o clube ser campeão. Poucos anos depois, o estádio foi demolido para dar lugar a um novo, mas Francisco fez questão de guardar um pedaço de madeira das tribunas do recinto desportivo.

Quando foi para Roma, o Papa ligou para Buenos Aires e explicou que precisava da “relíquia” que tinha guardada. “As pessoas perguntavam se era uma cruz, algum santo... e ele dizia que não, que era o pedaço de madeira do velho estádio de San Lourenço”, conta Ana Candeias.

Uma reportagem que não pode perder: “Francisco: da Argentina para o Mundo”, no próximo domingo, dia 7, no Jornal das 8, na TVI.