Emanuel Monteiro: "É um orgulho enorme estar a representar a TVI em Miami"

O jornalista da TVI Emanuel Monteiro está a acompanhar o lançamento do novo álbum da cantora Shakira e falou, em exclusivo, à Selfie.

Shakira e Emanuel Monteiro
Shakira e Emanuel Monteiro

Diretamente de Miami, Emanuel Monteiro enviou fotos e vídeos exclusivos da cantora Shakira, que fez questão de deixar uma mensagem para os fãs portugueses... a falar em português.

 A TVI é a única televisão portuguesa a marcar presença no lançamento mundial do novo álbum da Shakira, "Eldorado", que, poucos minutos depois da meia noite, entrou no top de vendas online.

É um desafio e um orgulho estar em representação da TVI, uma vez que é o único órgão de comunicação social nacional?

"É um orgulho enorme estar a representar a TVI, em Miami, e, no fundo, estar a representar Portugal, pois sou o único português a acompanhar este lançamento. Percebe-se que este é um evento de grande importância para a música pop. Estão cá dezenas de televisões da América latina e média de Espanha, mas também a CNN, o que vinca a importância e o impacto que a cantora tem no mundo inteiro. Em Portugal está a TVI é só a TVI, o que no fundo atesta o bom trabalho que fazemos na cobertura e na divulgação da cultura internacional, pois fomos os escolhidos para estar aqui."

Como foi o primeiro contacto com a Shakira?

"Bem, a Shakira é uma pop Star. É uma estrela, diria, universal. Mas é, sem dúvida, uma cantora que quer mostrar que é igual a todas as outras mulheres. Para além de ser extremamente dada com o público, faz questão de falar com cada pessoa em particular, com cada jornalista que está à frente Dela, mesmo que sejam centenas. Além disso tem um gosto especial por Portugal e pelo português, uma vez que fala a nossa língua fluentemente. Já prometeu que vai a Portugal dar um concerto em breve e garante que tem muitas saudades dos portugueses e que gosta muito deles. Vamos ter uma entrevista exclusiva para Portugal com ela esta tarde onde para além de falarmos sobre o novo álbum, Eldorado, vamos abordar temas de grande importância, como o ataque terrorista no concerto da ariana Grande e claro, tentar perceber se à semelhança de Madonna, não quer, quiçá, a colombiana, mudar-se para Portugal."

Qual é o ambiente que se viveu no concerto de antecipação do álbum?

"Miami é uma cidade altamente hispânica, a Shakira é colombiana. Toda a gente estava muito expectante pelo concerto de apresentação. Assim que a Shakira subiu ao palco ouviram-se os gritos ao mesmo tempo que se afinaram os pés para dar um pé de dança. Foram cinco músicas, tudo em versão acústica. Percebe-se que este novo álbum é mais intimista, que a cantora colombiana quer dar mais destaque à própria voz, às letras e à ligação com quem ouve. 'Chantaje' e 'La Bicicleta' são duas das principais músicas do álbum, que, de resto já estão a passar nas rádios portugueses. Nota-se que já não estamos perante a Shakira do 'Hips don't lie', mas perante uma Shakira mais madura que quer chegar a mais gente em todo o mundo. Ainda assim o espanhol continua a ser a principal língua do álbum, a língua materna da cantora."