A carreira televisiva de Joaquim Horta ficou marcada, principalmente, pela participação do ator nas novelas "Amanhecer", - emitida entre novembro de 2002 e agosto de 2003 - "Ninguém Como Tu", - que foi para o ar em abril de 2005 e terminou em dezembro do mesmo ano - e "Sedução" - transmitida entre outubro de 2010 e setembro de 2011.
Em "Amanhecer", Joaquim Horta vestiu a pele do proxeneta Hipólito Cardoso e não deixou ninguém indiferente, na trama de sucesso, na qual formava par romântico com Anabela (Fernanda Serrano).
Mais tarde, Joaquim Horta vestiu a pele de Rui Paredes, em "Sedução", um homem despreocupado, sem grandes ambições na vida e que detinha uma loja de discos. Rui viu-se envolvido em negócios de pirataria e não recebia o conforto ou apoio da família, ao contrário do que seria de esperar.
Já em "Ninguém Como Tu", Joaquim Horta surpreendeu todos os portugueses, ao interpretar a personagem de Alexandre Costa, um cartomante muito bem disposto.
Atualmente, o ator integra o elenco de "A Herdeira" e tem vindo a encantar os telespetadores, na pele de Rámon Fuentes, o pai adotivo de Luz (Kelly Bailey).