Matilde Breyner: "Quero mostrar que consigo fazer coisas para além da comédia"

A Selfie esteve à conversa com Matilde Breyner, que vai integrar o elenco da próxima novela da TVI, "A Herdeira".

Matilde Breyner
Matilde Breyner

O que é que já nos pode revelar sobre a personagem que vai interpretar na novela "A Herdeira"?

Chama-se Leonor e é casada com o João (Ricardo Trêpa), que trabalha na PJ. Ela é secretária e quer que o marido abandone a vida na PJ porque o pai dela também era PJ e morreu e ela tem esse trauma. Só que, entretanto, ele envolve-se numa investigação por causa dos narcotraficantes e fica cada vez mais difícil desistir. E ela, por amor, vai acabar por se envolver também num imbróglio com os narcotraficantes para salvar o marido. Estou mesmo ansiosa por começar com os ensaios para ir para casa ler livros, ver filmes e absorver o máximo de coisas para a personagem.

Vamos vê-la num registo diferente, menos cómico?

Já queria, há muito tempo, fazer uma personagem fora do núcleo cómico. Esta personagem foi um presente que me deram. Disseram-me: 'Vais fazer esta novela e vais fazer drama e aventura, com narcotraficantes'. E eu: 'Vamos,estou pronta!'. Sinto-me preparada e estou com muita vontade de agarrar esta personagem. Em teatro, já fiz coisas fora de comédia e gosto muito, mas sinto que o público, em geral, não conhece esse meu lado. Quero dar a conhecer esse meu lado, porque acho que as pessoas me relacionam muito com a comédia e quero mostrar que também consigo fazer coisas para além da comédia.

Mas é na comédia que se sente mais à vontade?

Sinto que a comédia é a minha praia, sem dúvida. Se me derem uma personagem cómica não fico apreensiva, porque sei que me sai natural. Fazer drama envolve toda uma preparação. É mais desafiante para mim.

Para a nova personagem vai mudar de visual?

Como já tinha mudado de visual depois da novela "A Única Mulher", andei a brincar um bocadinho às mudanças de visual, mas, agora, vou propor ficar como estou, porque já estou diferente e acho que esta personagem aguenta este look que tenho: cabelo curto e castanho. Vamos ver o que é que eles têm pensado para mim.

Estar na TVI tem sido importante no seu percurso?

É onde me sinto em casa. Tem sido a TVI que me tem dado trabalho nos últimos tempos e eu não sinto aquela vontade de experimentar outros canais, de ver como é que se trabalha nos outros sítios, ou porque é bom para a imagem . Não tenho nada isso. Sinto-me em casa na TVI e, para mim, é uma felicidade enorme voltar a trabalhar com pessoas que já conheço, com quem me sinto bem, que me acolhem e recebem bem. E lá está, eu já tinha pedido uma personagem que não fosse cómica e deram-ma, portanto, eu sei que também é uma valorização do canal. Sinto-me muito bem aqui e não tenho vontade nenhuma de sair.