Rita Ribeiro revela que sofre de fibromialgia

Rita Ribeiro esteve no programa "Você na TV" e, em conversa com Cristina Ferreira, revelou que sofre de fibromialgia e que recebeu o diagnóstico há dois anos.

A atriz esteve no programa da manhã para falar sobre a síndrome crónica que tem como principais sintomas a dor em todo o corpo, e um persistente cansaço. Rita Ribeiro pretende tornar-se um "voto de esperança" para as pessoas que também sofrem do mesmo.

"Vim aqui para ser um voto de esperança para as pessoas. Não é incapacitante, desde que uma pessoa se trate e se cuide. Descobri que tinha fibromialgia há dois anos", começou por explicar.

"[Sentia] muitas dores no corpo e bati em várias portas... Não se sabe muito bem de onde vem a fibromialgia. Eu acho que, pela minha experiência, tem a ver com a parte emocional. [...] E nós vivemos num mundo muito intoxicado e não o podemos mudar. Tive um stress emocional muito grande. Fui cuidadora da minha mãe, durante uns anos, e houve um período da minha vida que não me correu lá muito bem, como a toda a gente."

Cristina Ferreira fez questão se sublinhar a influência emocional que a mãe pode teve na vida da atriz, enquanto cuidadora e Rita Ribeiro reforçou a ideia: "É muito stressante. Ainda por cima, [a minha mãe] tinha ataques de pânico. Só que, hoje em dia, está numa residência e, portanto, deixou-me um bocadinho liberta. Mas toda essa fase foi muito stressante e eu não soube muito bem como lidar."

"Felizmente tenho ferramentas, porque faço meditação, faço acupuntura, há muitos anos, caminhadas, que também ajudam imenso. Só que quando fui diagnosticada, e isto pode ser estranho, mas foi uma bênção, porque fez com que me cuidasse muito mais", acrescentou.

 

Relacionados