Tony Carreira acusado de plagiar 11 temas de sucesso

Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de 11 crimes de usurpação. Alguns dos temas de maior sucesso do cantor português são, alegadamente, da autoria de artistas estrangeiros.

No processo do qual Tony Carreira é, agora, arguido, encontram-se discriminados os 11 temas alegadamente plagiados e, entre os vários, podemos encontrar dois grandes hits: "Sonhos de Menino" e "Depois de Ti Mais Nada".

“Se acordo e tu não estás eu morro”, “Adeus até um dia”, “Esta falta de ti”, “Já que te vais”, “Leva-me ao céu”, "Nas horas da dor”, “O anjo que era eu”, “Por ti” e “Porque é que vens” são as outras nove músicas que constam no processo.

Também o compositor Ricardo Ladum, conhecido como autor de alguns dos temas celebrizados por Tony Carreira, foi constituído arguido.

No comunicado do Ministério Público podemos ler as seguintes declarações: “As obras descritas são exemplos da atividade ilícita do arguido Tony Carreira, o que resulta do confronto da obra genuína alheia com a obra supostamente criada pelo arguido, por vezes com a participação do arguido Ricardo Landum, sendo que tais obras foram analisadas através de perícia musical [...] Os arguidos aproveitam a matriz de obras alheias, utilizando a mesma estrutura, melodia, harmonia, ritmo e orquestração e, por vezes, a própria letra de obras estrangeiras que traduzem, obtendo um trabalho que não é mais do que uma reprodução parcial do original, não obstante a introdução de modificações [...] Os arguidos publicaram e divulgaram trabalhos mesmo sabendo que se tratavam de meras reproduções, ainda que parciais, de obras alheias, sem individualidade própria, tendo representado a possibilidade de estarem a plagiar obras de outros artistas, e ainda assim conformaram-se com tal resultado."

Recorde-se que o cantor português já tinha visto o nome envolvido na polémica, da qual agora é formalmente acusado.