TVI

"Dilema". Xana Carvalho tentou pôr fim à vida: cantora escreveu carta de despedida!

A cantora Xana Carvalho, concorrente do reality show da TVI "Dilema", já tentou colocar um ponto final na própria vida mais do que uma vez.

Corria o ano de 2006 quando o marido de Xana Carvalho, João, foi baleado na cabeça. Seguiu-se um longo período de recuperação, que desencadeou um esgotamento na cantora.

Esse período foi recordado pela agora concorrente do reality show da TVI "Dilema", em junho de 2021, em entrevista a Manuel Luís Goucha. "Pensei muitas vezes no pior. Muitas vezes. Foi um período de tempo muito longo. Foram muitos anos, em que foi tudo muito complicado e muito violento. E nunca deixei que isso tudo saísse cá para fora, então, fui calcando, calcando, calcando... O copo foi enchendo", descreveu a artista.

Durante a conversa no programa "Goucha", Xana Carvalho acabou por assumiu que "houve mais do que uma tentativa de suicídio". "Na primeira tentativa, disse ao João: 'Tomei comprimidos'. Ele disse-me: 'Tu és louca! Porque não falaste comigo antes de o fazer?'. E eu disse: 'Não sei... Ajuda-me!'", recordou, prosseguindo: "Fiquei com uma valente pedrada. Não foram preciso cuidados de maior. Mas aí foi o primeiro sinal. A partir daí, ia sempre tentando tapar o sol com a peneira."

A viver "demasiados episódios de grande tristeza", a cantora voltou a tentar pôr fim à vida em 2017. "As coisas estavam piores do que nunca. Nunca tive a capacidade de tomar a consciência de que eu tinha de resolver algo que já deveria ter resolvido", desabafou, afirmando que "os episódios depressivos eram imensos": "Muitas vezes, estava triste só porque sim."

"Em outubro de 2017, foi o descalabro total. Estava sozinha em casa. Tinha deixado as minhas filhas na escola. No dia anterior, já não estava muito bem, mas não me passava nada pela cabeça. (...) Naquele dia, de rompante, entrei em casa e pensei: 'É hoje! Isto hoje tem de acabar!'. Mas não acabou. Acho que foi um rasgo de lucidez. E, aí, senti medo, porque tomei realmente a consciência", contou, revelando que foi "uma fotografia das filhas em cima da cómoda" que fez travá-la.

A atual participante de "Dilema" acabou por ficar internada durante nove dias em Psiquiatria. Aí, há a descoberta de um diagnóstico: transtorno bipolar.

"Cheguei a escrever uma carta - que destruo quando regresso do hospital. Ninguém a leu. Li novamente a carta e já não teve o mesmo impacto que tinha. Destruí-a... Aquilo que ia fazer era muito mais grave e eu sabia que, se fizesse aquilo daquela forma, não haveria volta a dar. Era mesmo para pôr fim à vida", lamentou.

Assista, agora, aos vídeos da entrevista concedida por Xana Carvalho no vespertino da TVI.

Relacionados

Patrocinados