TVI

Seis pivôs em dois estúdios: TVI e CNN Portugal unem-se para megaoperação sobre eleições legislativas

A TVI e a CNN Portugal vão ter uma emissão conjunta dedicada às eleições legislativas.

É já no próximo domingo, dia 10, que os portugueses correm às urnas para as eleições legislativas. Para esse dia, está a ser preparada pela TVI e pela CNN Portugal "uma grande emissão que acompanhará de perto o pulsar do voto popular e a noite eleitoral", avançam os canais em comunicado.

"A CNN Portugal estará durante o dia e a madrugada de segunda-feira a acompanhar de perto todas as incidências. Na TVI, e em simultâneo, abrimos a mais completa emissão ao final da tarde onde serão utilizados os recursos tecnológicos mais avançados e uma sondagem à boca da urna realizada pela Pitagórica", pode ler-se numa missiva enviada às redações.

José Alberto Carvalho, "o mais experiente jornalista em emissões eleitorais", assume o papel de pivô central desta emissão especial. Em estúdio, estarão ainda Ana Sofia Cardoso, João Póvoa Marinheiro, Pedro Benevides (na “Magic Wall”), Sandra Felgueiras e Sara Pinto. "A emissão contará com diretos de todas as sedes de campanha, com destaque para a presença da editora de política, Carla Moita, na sede da AD, e de Beatriz Jalon, a editora-adjunta, na sede do PS", adiantam a TVI e a CNN Portugal.

Já os comentários serão assegurados por Miguel Sousa Tavares, Pedro Santos Guerreiro, Paulo Rangel, Sérgio Sousa Pinto, Anabela Neves, Anselmo Crespo, Helena Matos, Mafalda Anjos, Miguel Pinheiro e Rui Calafate, entre outros.

Destaque ainda para, na CNN Portugal, ao início da madrugada de segunda-feira, uma emissão especial de "O Princípio da Incerteza", com os comentadores residentes Alexandra Leitão, Lobo Xavier e Pacheco Pereira prontos para um balanço dos resultados eleitorais.

"Vão ser utilizados diferentes cenários, com destaque para os dois estúdios (de 500 e 250 m2), com distintos recursos gráficos trabalhados pelas equipas internas da TVI, e outros com o apoio dos nossos parceiros da CNN, incluindo ferramentas de Inteligência Artificial. Toda a operação está dimensionada numa lógica de dois ecrãs, de modo a ser acompanhada em direto na televisão e nos nossos sites. A equipa digital terá uma leitura complementar dos resultados, com mais pormenor e análise diferenciada", referem ainda os canais da Media Capital.

Nuno Santos, o Diretor de Informação da TVI e Diretor da CNN Portugal, sublinha que "esta é uma operação complexa que conta com o envolvimento de todas as áreas da Media Capital". "A CNN Internacional, a exemplo do que aconteceu em 2022, também nos apoiou na formatação da emissão e disponibilizou algumas das soluções que vão marcar a diferença", realça.

Patrocinados