TVI

"A Protegida" está prestes a chegar: conheça a história e as personagens da nova novela da TVI!

"A Protegida" é o nome da nova novela da TVI. A SELFIE revela, agora, o que pode esperar desta trama e conta a história por detrás de todas as personagens.

Patrícia Müller volta a assinar uma novela da TVI, 14 anos depois de "Mar de Paixão".

"A Protegida", com estreia marcada para breve, tem um elenco repleto de estrelas, encabeçado por nomes como Matilde Reymão, Pedro Sousa, Diogo Morgado, Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Fernanda Serrano e Maria do Céu Guerra.

 

Conheça, agora, a sinopse de "A Protegida":

 

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com  o  palacete  da  avó  dela.  Por  muito  que as regras os tentem separar, as duas  crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

A força da ligação dos dois parece tão inevitável a Benedita que ela sugere adotá-lo, dando-lhe a família que ele merece. Laura e Carlos, os pais de Mariana, não se opõem. A vida parece finalmente disposta a sorrir a José Diogo, que encontrou o seu lugar no mundo. A felicidade entorpecedora não deixa antever a tempestade que se adivinha e, numa tirada cruel do destino, José Diogo é afastado não só da ideia de família, como da amada Mariana. Separa-os um acidente horrível e as mágoas de uma mentira ferem-nos para sempre.

Os dois são perseverantemente afastados pela impiedade adulta, mas nunca se esquecem. José Diogo é adotado por outra família, mas não se desfaz da rapariguinha loira que amou. Ele envia-lhe cartas. Mariana nunca as recebe. Ambos acabam a sentir-se rejeitados e traídos por um amor que nunca parou de viver. Sentem-se perdidos longe um do outro, como se vivessem a dor fantasma de ter perdido uma parte vital de si mesmos.

Crescem com a assombração de um primeiro amor puro e bom que lhes parece inigualável. Não há, nem vai haver nunca, nada tão perfeito como aquilo que sentiram um pelo outro.

Mariana torna-se uma jovem mulher determinada, e a ligação que tem com a mãe e a avó estreita-se ainda mais depois da morte do pai. Ela, Laura e Benedita são uma tríade fortíssima durante  anos, até  ao  momento  em  que  Laura  assume  o  namoro  com  Jorge, trabalhador  da fábrica desde sempre. Mariana não gosta de Jorge, acha-o um oportunista, e isso causa atritos com Laura. Ela é obrigada a ver como a mãe desaparece sob os intentos de Jorge.

O seu coração fechou-se ao amor quando José Diogo desapareceu, mas é com o relacionamento que vê a mãe viver que jura nunca amar um homem daquela forma. Para evitar os conflitos constantes com o padrasto, decide ir estudar cozinha para França.

Longe do conforto que sempre conheceu, transforma-se numa cozinheira talentosa, ambiciosa e perspicaz, mas, acima de tudo, capaz de pôr em tudo o que prepara a quantidade certa de amor. Por detrás de cada prato, cada prova e cada cozinha por onde passa, escondem-se as memórias do passado: as tardes na cozinha com José Diogo e Benedita.

Quando volta a casa, pensando que para um período de paz, é confrontada com um antagonista mais poderoso do que antes: o padrasto consegue intrometer-se entre mãe e filha, fazendo com que Mariana se afaste permanentemente.

A quebra aparentemente definitiva entre elas causa um desequilíbrio de forças na tríade das mulheres Vilalobos, e, embora Laura não perceba a dimensão do conflito de Mariana, nunca desiste de a tentar encontrar.

Mariana refugia-se nos tesouros do Douro, onde acaba por abrir um restaurante onde só emprega mulheres vítimas de relacionamentos abusivos. Quer dar-lhes o abrigo que a mãe nunca aceitou. Vê nas mulheres o motor do mundo. São elas que fazem o mundo girar, que criam e educam, que alimentam, amam e dão colo. A própria força e resiliência da avó e da mãe deixaram-lhe uma marca tão  profunda  que  Mariana  orienta  toda  a  sua  existência  por  um  equilíbrio  quase  perfeito  de bondade, candura e justiça.

A luz que emana é tão forte que atrai o mais cínico dos Homens.

Quando Mariana se vê obrigada a voltar à terra que a viu nascer, acha ela que munida de mundo para não deixar que as memórias a controlem, o destino troca-lhe as voltas: cruza-se novamente com José Diogo. Os sentimentos do passado atingem-nos ainda com mais força. É impossível perceber onde começa um e termina o outro. O querer da vida toda e para a vida toda é tão avassalador que os anos separados se desfazem sob o olhar um do outro. Nunca pararam de pertencer um ao outro. Por muito que resistam ou tentem racionalizar o que sentem, parecem não ter força para contrariar o óbvio: se há no universo um objetivo, é juntá-los. O amor deles vai não só mudar-lhes a vida, como orientar a existência de todos os que os rodeiam.

A vida deles muda, mas a essência permanece a mesma, e quando Mariana ficar em perigo, José Diogo torna-se o protetor da sua protegida. Observa cada movimento, cada sorriso, cada respiração e está disposto a tudo para a manter viva, nem que para isso tenha de se colocar em risco, porque a verdade é que o coração dele lhe bate fora do peito. Bate dentro dela.

 

Descubra, agora, as personagens da nova novela da TVI:

 

Mariana Vilalobos - Matilde Reymão
É corajosa e teve uma vida privilegiada, mas com uma superproteção até ao momento em que o pai, Carlos, morre. Tempos depois, a mãe assume uma relação com Jorge, um homem de quem se tornou, emocionalmente, dependente. Vê nesta relação o reflexo da dependência e toxicidade que rejeita no amor. Não confia nos homens e acredita que o amor é uma fraqueza, isto devido ao trauma causado pela suspeita  de  que  José  Diogo  tenha  matado  o  seu  pai.  Nunca  se  envolveu, sexualmente, com um homem, mas mantém intactas a enorme alegria e positivismo que sempre a caracterizaram, apesar das adversidades da vida. A maior prova disso é a sua gratidão em relação ao que a vida dá: o prazer de cozinhar, de viver intensamente. É uma defensora da igualdade, uma feminista. Na fábrica da família, estes são os pilares essenciais: não existe desigualdade de género ou identidade. Foi criada em liberdade em Vale do Rio, Elvas, uma planície alentejana. É despachada, um furacão. Como consequência, está habituada a decidir tudo sozinha e a não escutar mais ninguém. Por ser um espírito livre, vai impor muitas dificuldades ao trabalho de guarda-costas de José Diogo. Vai tentar driblar o amor que sente por ele, quando perceber que este não é um sentimento que ficou arrumado no passado.

Benedita Vilalobos - Maria do Céu Guerra
Benedita é reformada. Perseverante, foi a primeira mulher a comandar o Café Vilalobos, marca de sucesso nacional e internacional. Promove a igualdade de género e o empoderamento feminino, mantendo salários baseados em competência. Endureceu por se destacar num mundo empresarial dominado por homens, mas em casa, com a família, encontra paz. A culinária sempre foi uma paixão, compartilhada com Laura e Mariana. Tem uma forte ligação com as mulheres da sua vida e sente-se devastada quando Mariana se distancia da família. Ela acredita que Laura, marcada pela perda de Carlos, nunca superou a dor e que Jorge a tem ajudado. Ajudou Mariana a abrir o seu restaurante, no Mogadouro, sem nunca desistir de trazê-la de volta à sua terra natal. Embora compreenda a escolha de Mariana, de não continuar o legado da família.

Laura Vilalobos - Alexandra Lencastre
CEO da Café Vilalobos. Emocional e alegre, herdeira de um império de cafés, mas sempre soube equilibrar isso com a ambição por uma vida mais livre e descomprometida, sempre ao lado de Carlos, seu grande amor. Juntos, viajaram e aproveitaram a vida, mas ela sabia que, ao assumir a direção da empresa, os negócios iriam sobrepor-se à vida familiar. Ainda assim, nunca perdeu a alegria de viver e sempre valorizou o amor e a família. Apesar das responsabilidades, manteve um espírito leve e geriu a fábrica de café com empatia e cuidado pelos funcionários. A sua memória favorita é com Mariana, em pequena, a interessar-se pelas suas receitas. Cozinheira exímia, sempre manteve a cozinha como um espaço familiar e afetivo. A morte do marido foi um trauma profundo, que a fez sentir-se perdida. Ao namorar com Jorge, procura segurança emocional, mas também desenvolve inseguranças sobre a sua aparência e medo de perder o seu novo amor, o que a leva a recorrer a intervenções estéticas para se sentir atraente.

Virgílio Cruz - Diogo Morgado
Virgílio é o Diretor financeiro da Café Vilalobos. É circunspecto, austero, metódico e calculista, emana poder, é temido pelos outros, inteligente, culto e sofisticado. O irmão mais novo, Carlos, teve alguns problemas de saúde no início de vida e foi superprotegido. Por este motivo, Virgílio cresceu a sentir-se preterido, sentiu falta de atenção dos pais e viveu sempre na sombra do irmão. Após a juventude, marcada pelo abuso de drogas e conflitos familiares, recupera e torna-se um profissional rigoroso, mas continua a ser julgado pelo passado. Sente-se injustiçado pelo irmão, que não o promove devido ao histórico com drogas. Em resposta, encomenda um ataque com o objetivo de o deixar debilitado e afastado da empresa. O serviço foi encomendado a Jorge, à época um trabalhador da fábrica que ajudou num momento de desespero. O plano não correu como previsto e Carlos acabou por morrer, uma culpa que carrega consigo até hoje e que divide com Jorge. A sua ambição e culpa levam-no a manipular situações para assumir o controlo da empresa. A dedicação ao trabalho não lhe dá espaço para relações amorosas duradouras, mas vai acabar por se apaixonar por Aruna.

Jorge Azevedo - Paulo Pires
Jorge é Diretor comercial da Café Vilalobos. É deslumbrado, pouco elaborado, imediatista, vive de expedientes, tem pouco filtro e sofisticação nas palavras e nas ações. Pode ser bruto a falar e agir. Tem origens humildes e começou por moer café na fábrica. Vive de esquemas e é impulsivo. Casado com Clarice, é infiel e seduz adolescentes, como Teresa, com quem teve um filho, José Diogo que desapareceu, misteriosamente, com a ajuda de Virgílio. Envolvido em crimes para ganhar poder e riqueza, assume uma relação com Laura e manipula-a para avançar com os seus planos. A relação com Clarice é tóxica e intensa e tem conflitos familiares com os filhos José Diogo e Mónica, ao contrário de Gonçalo, o filho por quem sente admiração.

Clarice Azevedo - Fernanda Serrano
Nasceu pobre e quis escapar ao destino de ser empregada doméstica ou trabalhadora rural. Carlos foi o primeiro namorado. Ele não era rico, mas queria tornar-se um grande empresário. Clarice apaixonou-se perdidamente por ele, não só pela sua ambição, mas também pela sua bondade. Acabou por engravidar e quando contou a Carlos, ele revelou-lhe estar apaixonado por Laura. Revoltada, optou por fazer um aborto, que correu mal e, por isso, nunca mais conseguiu ter filhos biológicos. Uma mágoa cuja culpa imputa a Laura. A rival tem tudo o que ela gostaria: um império e uma filha biológica com o homem que ama. Conseguiu refazer a sua vida com Jorge, mas pouco tempo depois sofreu uma nova e forte desilusão. O marido traiu-a e engravidou uma adolescente. Não perdoou Jorge, mas convenceu-o a adotarem José Diogo e, mais tarde, Mónica e Gonçalo. Ama os filhos adotivos, embora tenha dificuldades no papel de mãe. Ao descobrir o esquema de Jorge e Virgílio contra Laura, decidiu apoiar o plano em troca de dinheiro. Anseia pelo dia em que poderá revelar a Laura a verdadeira identidade de Jorge.

José Diogo (JD) - Pedro Sousa
Guarda Costas, lutador de karaté, sócio da Academia Arena 8. É calmo, de poucas palavras. Sente alguma dificuldade em expressar o que sente. Não conhece os pais biológicos, esteve em instituições até tarde. Em casa de Jorge, que o adotou por culpa, Clarice tenta amá-lo como pode, apesar de amargurada. Zanga-se com os pais quando descobre a vida dupla de Jorge, que considera indigna. Desilude-se com Clarice, que diz aceitar isto por causa do dinheiro que Jorge ganha com Laura. Afasta-se deste ambiente que considera tóxico. Mariana foi quem o fez feliz, no tempo em que conviveram, em crianças. Sonhava com o dia em que poderia ficar perto dela para sempre. Vê Mónica como irmã e ama-a profundamente nessa condição de família. Não a ama com paixão, nem desejo. Tem um instinto protetor afiado devido ao passado como militar. Também por honrá-lo, aceita a missão de ser o guarda-costas de Mariana. É acusado, injustamente, de ter causado a morte do pai de Mariana. O karaté é a sua paixão, as poucas ligações que tem estão neste mundo. Mariana é o seu oposto, com a sua alegria e a sua liberdade e, por isso, é ela quem o vai ajudar a libertar-se, a mostrar sentido de humor e um pouco de loucura.

Mónica Azevedo - Catarina Nifo
É revoltada. Nunca se apaziguou com o abandono dos pais biológicos. Criou um elo fortíssimo com o irmão gémeo, Gonçalo. Até serem adotados, era apenas em Gonçalo que encontrava o conforto de se sentir ancorada à vida. Frágil diante de Jorge e Clarice, que a manipulam porque tem dívida de gratidão com eles. Reconhece que os pais adotivos a ajudaram muito, sobretudo Clarice, muito mais presente no seu crescimento do que Jorge. Vive num pêndulo desequilibrado entre a liberdade e a vontade de pertencer, de criar raízes. Abandonou os estudos em detrimento das festas.  Atualmente  está  sempre metida em apostas, jogo ilegal, tudo o que dê dinheiro fácil, mas sem depender de um homem. Não quer estar à mercê de alguém, quer apenas ser amada intensamente, tal como vive. É paciente, perseverante, mas lida muito mal com a rejeição. Apaixonou-se perdidamente por José Diogo assim que o conheceu. Percebe que Mariana é o grande entrave à sua felicidade e, por isso, tem de ser um alvo a abater.

Gonçalo Azevedo - João Bettencourt
Treinador e lutador de karaté. É explosivo. O abandono gerou em si carência e uma vontade de ser amado. Ficava triste quando ele e Mónica conheciam famílias que acabavam por desistir da adoção, ou por serem dois gémeos, ou pelo perfil errático da irmã. Separarem-se estava fora de questão. Preferiam fugir das instituições que os acolhiam, o que também aconteceu. São ele e Mónica contra o mundo. É bastante protetor da irmã e defende-a sempre, mesmo que não tenha razão. É muito grato a Jorge e Clarice por terem escolhido adotá-lo e acabado por aceitar Mónica. No seu primeiro combate foi derrotado. Fora do ringue, o rapaz e os amigos provocaram-no e ridicularizam a sua derrota. Não conseguiu controlar a raiva e a frustração e partiu para a violência, espancou o seu adversário ao ponto de o deixar inconsciente e paraplégico. Embora tenha uma relação próxima com José Diogo, têm conflitos de personalidade. Vai apaixonar-se por Aruna e disputá-la com Virgílio.

Nuno Sombra - Tiago Teotónio Pereira
É enérgico e apaixonado por desporto e bem-estar físico. Iniciou uma carreira militar na Marinha, que preenchia a sua necessidade de gastar energia, mas não lhe permitia estar tempo suficiente com Gina. A mulher é o seu maior vício e o sexo algo vital. Quando percebeu que era mais feliz em casa, desistiu da Marinha. Conheceu José Diogo durante o serviço militar e tornou-se seu amigo e mentor. Por partilharem a mesma paixão e dedicação ao karaté, decidiram abrir a Arena 8. É competitivo, disciplinado e resistente a mudanças, sentindo-se inseguro com a falta de sucesso da academia. Ex-garanhão, com múltiplas relações e muita infidelidade no passado é apaixonado por Gina, tornou-se monogâmico convicto. O ciúme dele pela mulher é grande, devido ao seu passado e pelo facto de estar a envelhecer. A paixão do casal reflete-se também na forma intensa com que educam o filho Leandro.

Gina Sombra - Paula Neves
Gina é rececionista da academia Arena 8 e é uma mulher intensa e apaixonada pela vida. Sempre foi notada pela sua beleza e personalidade vibrante, o que constantemente aflige o marido, Nuno. Ama-o loucamente e nunca pensou em traí-lo, mas até gosta de lhe provocar alguns ciúmes. Acha que isso mantém a chama da paixão acesa. É obcecada com ele e com a vida sexual de ambos. Embora compartilhe com Nuno a insegurança quanto à idade, jamais revela as suas vulnerabilidades, pois acredita que mostrar fraqueza pode diminuir a sua imagem de mulher segura e sedutora. A vontade de manter a chama do casamento acesa vai levá-la a cometer algumas loucuras. Defende a renovação da Arena 8 para um tom mais feminino e, ao implementar aulas de dança, ajudará a salvar a academia da falência. Ama o seu filho, Leandro, de forma intensa e controladora, acreditando que ele deve ser disciplinado e um aluno exemplar.

Leandro Sombra - Dinis Lima
Leandro é filho único de Nuno e Gina, que esconde as suas ações para não desagradar os seus pais. Desde o terceiro ciclo, falsifica recados sobre o seu mau comportamento e notas baixas, preferindo treinar karaté em segredo com Gonçalo. A sua família é afetuosa, mas as expectativas de Gina sobre ele são altas. Leandro finge ser o filho ideal para evitar preocupações, mas ao perceber que as suas mentiras podem ser descobertas, procura a ajuda de Paz, que o ensina que a verdade pode trazer tranquilidade. Leandro quer deixar a escola rapidamente, mas precisa de uma amiga que o ajude a entender a importância da honestidade.

Margarida Cardoso - Inês Herédia
Funcionária da fábrica Café Vilalobos. Divertida e leve, valoriza as raízes e tradições da terra. Casou-se com Rui, irmão da sua melhor amiga. Privilegia a estabilidade e os laços duradouros. Começou por trabalhar como babysitter de Mariana e, anos mais tarde, Laura contratou-a para a fábrica. É, por isto, muito grata e amiga das mulheres Vilalobos. Ela preocupa-se em manter a família unida e é contra a ideia de se mudar para Edimburgo com Rui e a filha Paz, preferindo que Rui volte para Elvas. Quando Paz é diagnosticada com aplasia medular, ela confia nos médicos portugueses e opõe-se à ideia de que o estrangeiro seja a solução. Tem preconceito contra Sanjay, o novo funcionário da fábrica, mas enfrenta um dilema quando descobre que ele é um dador de medula compatível com Paz. A relação com Rui é difícil, marcada por falta de comunicação e atitudes machistas, o que a afasta dele e a aproxima de Sanjay.

Rui Cardoso - Daniel Viana
É Impaciente e sempre sonhou emigrar, preferindo a privacidade ao convívio social. Formado em Enfermagem, ficou frustrado com as condições de trabalho em Portugal e mudou-se para Edimburgo, onde agora trabalha num hospital com melhores condições. Nas visitas a Portugal, traz presentes para a esposa e a filha, tentando convencê-las a mudar-se para o estrangeiro. Apesar de amar Margarida, sente-se mais confortável no casamento do que verdadeiramente apaixonado e já a traiu com uma colega de trabalho. Justifica as suas ações como normais em relações duradouras e acredita que Margarida só precisa de seguir os seus desejos para que tudo volte ao normal. Valoriza o seu trabalho acima de tudo e só consideraria voltar a Elvas se a saúde da filha exigisse. É preconceituoso com outras etnias e opõe-se fortemente a Sanjay, especialmente quando descobre que ele pode salvar a vida de Paz e que Margarida pode apaixonar-se por ele.

Paz Cardoso - Aline Neves
É muito organizada e, profundamente, amada pelos pais. Gosta de lhes dar alegrias. É obcecada por ser boa aluna e torna-se a melhor da turma. Quando o cansaço excessivo e as tonturas começarem a manifestar-se, vai escondê-las da mãe. Acha que isto é fruto de estudar muito e vai tentar descansar. Durante um período de descanso, conhece Leandro, com quem aprende e equilibrar responsabilidade com diversão. Acabam por se tornar namorados. Quando os sintomas se agravam e ela é diagnosticada com aplasia medular, tenta manter uma fachada de força para não preocupar a sua família e Leandro, embora esteja aterrorizada com a notícia. Decide aproveitar ao máximo o tempo que tem, consciente de que cada momento pode ser precioso.

Anita Moreno - Marina Mota
É cuidadora, muito correta e direta. Ávida leitora. Carinhosa, vive dedicada à família desde que casou e é algo que nunca a afligiu. O seu falecido marido era um grande empresário de hotelaria e sempre lhe ofereceu uma vida desafogada. Graças a isso, é uma mulher de família e poder dedicar-se, exclusivamente, a construir a sua foi um privilégio que sempre valorizou. Quando a filha mais velha morreu num acidente de viação, os seus alicerces emocionais desabaram por completo. Chegou a pensar desistir da vida, mas graças ao amor de Hector conseguiu superar. No entanto, nunca perdeu a obsessão pela filha que morreu, chamada Amélia e muito parecida com a chef por quem Hector acabou por se apaixonar. Vê na possível relação de Hector e Mariana uma continuação da sua família que, com o falecimento do marido, ficou reduzida a si e ao seu único filho. Pressiona o filho a casar e a ter filhos para poder ver a casa cheia de netos.

Hector Moreno - Christian Escuredo
É um estratega. Manipulador nato, sempre soube servir-se de quem lhe interessa para cumprir os seus objetivos. Mimado pela mãe desde criança, que sempre o protegeu e lutou para concretizar os desejos do seu único filho. Teve uma irmã que morreu e carrega o peso de cuidar e não desapontar Anita, sobretudo agora que são só os dois. Por este motivo, esconde-lhe a faceta corrupta ligada aos seus negócios no ramo imobiliário, com os quais lucra bastante à margem da lei. Dono de vários hotéis em Espanha e Portugal, país que adotou como seu depois de ter sido abandonado no altar. Devido a esse trauma não confia nas mulheres e vê-as apenas como forma de obter prazer sexual. Esculpe o seu corpo com afinco e dedicação. Vai apaixonar-se por Mariana e conquistá-la será a sua missão, pois o seu ego inflamado não aceita um não como resposta. É paciente e sorrateiro e verá em José Diogo um adversário que pretende aniquilar, inicialmente pela calada, com a mestria com que fecha um negócio.

Aruna Khan - Noua Wong
É desconfiada e, apesar de ter crescido numa família que aprecia a cultura portuguesa, é mais resistente a acolhê-la. Ama o seu país, desde a culinária à dança clássica indiana. É incrivelmente bonita e chama a atenção dos homens, algo que nunca valorizou. O seu foco sempre foi a carreira e acabou por licenciar-se em psicologia. Estava sozinha em casa quando um grupo de homens a invadiu com o objetivo de a assaltar. No entanto, quando a encontraram, violaram-na em grupo. Usa o seu talento para superar a timidez e trauma de uma tentativa de violação em Goa. Após emigrar para Portugal com Sanjay, encontra apoio em Gina e retoma a confiança. Quando esta descobrir o seu talento para a dança do ventre vai propô-la como professora na academia, durante a fase de remodelação. As suas aulas serão um êxito e é na dança que exala uma confiança que na realidade não tem. É boa profissional, ajuda no Arena 8 os praticantes a fazer coaching mental. Será a mentora dos lutadores de karaté, incluindo Gonçalo e José Diogo.

Sanjav Khan - Mário Oliveira
Nasceu e cresceu em Goa, num contexto sociocultural elevado e numa família muito ligada às raízes portuguesas que ainda permanecem no estado indiano. Os pais eram fãs de fado e passaram-lhe o gosto por este género musical, um dos seus favoritos. Protetor da irmã Aruna, decidiu emigrar para Portugal depois de a irmã ter sido violada durante um assalto à casa onde viviam. Em Vale do Rio, trabalha na moagem da Café Vilalobos e destaca-se como engenheiro mecânico. Será vítima de preconceito, mas encontrará em Mariana uma amiga e defensora. É romântico e respeitador com as mulheres. Apesar da resistência que encontra em Margarida, acha-a divertida. Vai ficar próximo de Paz, que se mostra curiosa com a sua cultura. Não hesitará em oferecer-se como dador de medula quando descobrir que é compatível. Os ciúmes e a atitude xenófoba de Rui porão em risco a sua permanência em Portugal.

Sofia Ferreira - Catarina Rebelo
É uma sobrevivente. Viveu muitos anos a assistir à violência doméstica que o pai exercia sobre a mãe. Tentou amenizar o conflito, mas acabou por tornar-se mais uma vítima. Ver a dependência e fragilidade da mãe perturbou-a e ajudou a definir os seus próprios limites pessoais. Ao atingir a maioridade, deixou a sua casa e afastou-se da família. Desistiu dos estudos, mas sonha em formar-se em Direito para ajudar a família. Evitou relações sérias, mas foi traída pela paixão avassaladora que sentiu por Manuel assim que o conheceu. Os dois fura-vidas cruzaram-se durante os tempos de sobrevivência e tornaram-se cúmplices, no amor e no crime. Trabalharam  com  Hector, que  os  salvou  de  irem  para  a  prisão  e  Sofia  agora enfrenta dilemas morais ao considerar envolver-se num plano para vigiar Mariana, utilizando o seu passado de vítima de violência doméstica. Apesar disso, ela valoriza a cumplicidade com Manuel e começa a criar laços genuínos com a família Vilalobos, encontrando um sentido de família e pertença.

Manuel Esteves - Duarte Gomes
Assistente pessoal de Hector e namorado de Sofia, cresceu num bairro social onde o crime era parte do quotidiano. Na adolescência já traficava droga e chegou a ser apanhado pela polícia, mas escapou da prisão por ser menor. Tentou endireitar-se com os estudos e chegou a ser bom aluno, mas a tentação do dinheiro fácil sempre foi mais aliciante. Encontrou em Sofia a sua única família e tornou-se obcecado por ela, colocando-a acima de tudo. Foi durante um dos assaltos que fizeram juntos que conheceram Hector, o seu álibi para o homicídio involuntário do dono da loja que roubaram. Embora tenha aprendido karaté e execute tarefas pesadas para Hector, sonha com uma vida confortável ao lado de Sofia, mas ela adia essa fuga por ainda ver utilidade no empresário. Ciumento e intempestivo, Manuel aceita as vontades de Sofia, sem questionar, mas precisa de aprender a traçar seu próprio caminho. Em situações limite todos os outros estarão em segundo lugar. Esta verdade também se impõe na relação de casal.

Teresa Vieira - Sandra Faleiro
Teresa, irmã de Óscar e mãe biológica de José Diogo, formou-se em advocacia, mas nunca exerceu por opção. Marcada pelo abandono e pela rejeição, carrega um rancor profundo. Aos 15 anos, envolveu-se com Jorge, sentindo-se especial ao ser escolhida por um homem cobiçado. Os olhares transformaram-se em juras de amor e encontros que culminaram numa gravidez. Teresa acreditou que formariam uma família, até descobrir que ele já vivia com Clarice. Rejeitada por Jorge, vê o mesmo acontecer em casa: o pai torna-se violento e é expulsa de casa pelo pai, que aceitou dinheiro de Virgílio para afastá-la. Humilhada, Teresa e a mãe saem de Elvas sem nada. Tentou refazer a vida e casou-se com um empresário rico e mais velho, mas nunca esqueceu Jorge. Após enviuvar, dedicou-se a encontrar o filho que abandonou no orfanato, descobrindo que ele fora adotado por Jorge e Clarice. Devastada e sedenta de vingança, volta a Elvas com Isabel e o irmão, Óscar para recuperar José Diogo e destruir aqueles que lhe tiraram tudo. Entre realidade e ilusão, oscila entre amor e ódio, sem medir as consequências. Quer o filho e a vingança, mas precisa de se apaziguar com o passado. Esconde a culpa de ter cedido à pressão de Virgílio para abandonar José Diogo.

Óscar Vieira - Joaquim Horta
Óscar, um empresário de segurança privada, é um justiceiro marcado pelo passado. Irmão de Teresa e tio de José Diogo, viu a família desmoronar-se quando a irmã engravidou de Jorge, um homem mais velho e casado. O pai, furioso, aceita dinheiro de Virgílio para afastar Teresa. Óscar é obrigado a lidar com a separação não só da irmã como da mãe, que vai com ela. A relação difícil com o pai levou-o a ingressar na Polícia, mas o ambiente corrupto fê-lo envolver-se no tráfico de drogas. Tudo mudou quando vendeu substâncias a um homem que morreu de overdose, deixando dois filhos órfãos, Mónica e Gonçalo. Chocado ao encontrar o menino inanimado devido ao consumo acidental, sentiu o peso da culpa. Esteve preso e carrega a culpa daquilo que fez, especialmente em relação às crianças, que se tornaram órfãs. Foi protegido na cadeia por Teresa, que subornou guardas e prisioneiros. Ao sair, a irmã deu-lhe uma segunda oportunidade, financiando uma empresa de segurança privada que ele passou a gerir. Focou-se no combate ao tráfico na noite, tentando desmantelar redes. Tornou-se voluntário em prisões e, quando o sobrinho foi preso, retribuiu a ajuda de Teresa, protegendo-o. Paralelamente, começou a aproximar-se de Mónica e Gonçalo. Quer reunir a família e tranquilizar Teresa, mas precisa de fazer as pazes com o passado.

Irene Jesus - Sílvia Filipe
Cozinheira, bem-disposta e apaixonada pela natureza e pelos sabores que ela proporciona. Nasceu no Douro e sempre sonhou encontrar um grande amor, mas sem ter filhos. Viveu trinta anos felizes ao lado do marido e após enviuvar há três anos, decidiu abraçar novas experiências. Tornou-se cozinheira, a sua profissão de sonho, no Flores de Papel, onde fez amizade com Mariana e com quem compartilha uma grande cumplicidade, apesar da diferença de idades. Intuitiva, boa ouvinte e conselheira, acredita no poder do amor e incentiva Mariana a vivê-lo. Além da culinária, ama música, dança e esoterismo. É obcecada com adivinhação e acredita verdadeiramente que tem um sexto sentido apurado. Acha que a sua intuição não é fruto do acaso, mas sim um dom sobrenatural que tem, mas precisa de lapidar, pois nem sempre é tão certeira como gostava. No fundo, esconde o medo de não ser uma bruxa de verdade, mas está determinada a provar o seu poder e a fazer o bem triunfar.

Isabel Nóbrega - Sara Barradas
Isabel é uma gestora executiva brilhante, estratega nata e peça-chave no sucesso das empresas por onde passou, incluindo a do cunhado e falecido marido da irmã, Teresa. Apesar da carreira exigente, deixa tudo para ajudar a irmã na vingança contra Virgílio e Jorge, ajudando-a a recuperar o sobrinho, José Diogo. Enviada como testa de ferro para a Café Vilalobos, pretende afastar ambos os homens da liderança, especialmente Virgílio, com quem se envolve para manipulá-lo, descobrindo que seu verdadeiro ponto fraco é Aruna. Solteira e avessa a compromissos, envolve-se com quem quiser, quando quiser, seja homem ou mulher, sempre movida pelo desafio e pelo sucesso. Apesar de aparentar ser guiada pelo dinheiro, a sua maior motivação é a cumplicidade com Teresa, a quem idolatra e de quem esconde um grande segredo: aos 17 anos, fingiu ter sido violada pelo cunhado Francisco para destruir o casamento da irmã. Acreditava que essa mentira tinha morrido  com Teresa, sem imaginar que o passado voltaria para assombrá-la. Enquanto luta para cumprir sua missão e conquistar Virgílio, esconde um vício em cocaína, do qual precisa desesperadamente de se libertar.

 

Veja, agora, na galeria que preparámos para si, quem é quem em "A Protegida".

Relacionados