Famosos

Morreu Toto Cutugno, intérprete do sucesso "Un Italiano vero"

O cantor italiano Toto Cutugno, conhecido internacionalmente pelo sucesso "Un Italiano vero" e pela vitória no Festival Eurovisão da Canção em 1990, com "Insieme: 1992", morreu aos 80 anos.

com Lusa

"Depois de uma longa doença, o estado do cantor piorou nos últimos meses", revelou o agente do cantor, Danilo Mancuso, citado pela agência italiana Ansa.

Também a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, recordou o cantor através da rede social X (antigo Twitter): "Adeus a Toto Cutugno, um verdadeiro italiano."

O ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano, lembrou, por sua vez, "um artista orgulhoso em ser italiano, apreciado também no estrangeiro, cujos sucessos foram a banda sonora de uma época".

O maior sucesso de Toto Cutugno data de 1983: "Un Italiano vero", canção também conhecida simplesmente como "L'italiano", que alcançou o primeiro lugar nas tabelas musicais de Itália e da Suíça, e o número dois em França.

Em 1990, o músico italiano conquistou o Festival Eurovisão da Canção em Zagreb com o tema "Insieme: 1992", uma canção sobre a Europa.

Salvatore Cutugno, conhecido como Toto Cutugno, nasceu em 07 de julho de 1943 na Toscana e compôs para muitos cantores franceses, especialmente na década de 1970, como Michel Sardou ("En chantant"), Mireille Mathieu, Gérard Lenorman, Joe Dassin, Johnny Hallyday, Herve Vilard e Sheila.

O cantor e compositor vendeu mais de 100 milhões de discos, segundo o jornal Il Corriere della Sera.

Recorde, agora, alguns êxitos de Toto Cutugno.

Relacionados

Patrocinados